Uncategorized

O Manto que protege Torturadores Também Esconde falsos opositores

Há poucos dias participei do lançamento da Coletânea “A Ditadura de Segurança nacional no Rio Grande do Sul”, na Assembléia Legislativa do RS. Ainda não tive oportunidade de ler toda a obra. São 4 volumes. Mas parece que o vestal senador Pedro Simon a leu inteira. Tanto é que reclama nos jornais de hoje, que seu nome e de seus correligionários não aprecem na coleção, como combatentes da ditadura. No pouco que lí, do volume 1, vejo no entanto que os parceiros do vestal senador tinham lado, senão vejamos o que esta escrito

“…Na Assembléia Legislativa a bancada da ADP, por iniciativa do Deputado Paulo Brossard, tentou votar um requerimento, manifestando olidariedade ao Congresso Nacional e contra o Presidente Goulart, nos termos já colocados pelo governador (Ildo meneguetti)…” Pg 41, Vol. 1)

Não era o Simon, mas era turma dele, se manifestando no dia 26 de março de 64, antes do golpe, a favor do mesmo. O MDB da época nada mais era do que a “oposição consentida” pela ditadura. é verdade que alguns combatentes se utilizaram desta sigla para travar o bom combate. Mas estes eram obrigados a realizar suas reuniões em células secretas, pois a turma do Simon, Brossard inclusive, estavam sempre prontos a “colaborar com a institucionalidade” conforme determinava o programa do MDB. Nem sabia que o Simon não constava na obra. Mas não tem mesmo é que constar. Este tempo, que é o de abrir caixas pretas escondidas sob o tapete da anistia é também o tempo de mostrar mais claramente quem fazia oposição de verdade ao regime militar que enfim derrotamos. As mácaras estão caindo. Vai ver é por isto que o Paulo Brossard escreveu artigos atacando o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos. Se mexer bem, vai ficar mais evidente para a sociedade que tipo de “oposição” era o tal MDB. Muitos aliás, se deram conta disto já naqueles anos de chumbo. Senão, por que trabalhadores e militantes de esquerda não migraram em massa para as filerias do que veio depois, o PMDB? É que as forças e movimentos sociais que defato combateram a ditadura, aqui dentro do país, e lá fora, constituiram um partido com aqueles que de fato combateram a ditadura, por que entendiam que esta era uma questão de Classe, da Classe Trabalhadora, e assim fundamos o PT. Os trabalhadores é que sabem “onde o calo aperta” quando cai uma crise sobre o país. E o PT, por estar eivado deste saber, é que possibilitou levar o país a patamares nunca antes alcançados pelo Brasil na economia e na política mundial. Para chegar a este patamar, Lula fez um amplo acordo no Congresso Nacional, inclusive com o PP, partido que carrega consigo a tradição da velha ARENA, braço direito dos ditadores de plantão e também com o PMDB, oriundo do velho MDB, braço esquerdo da mesma ditadura, onde os políticos que não atacassem a ditadura “fora das regras” eram permitidos a se estabelecer. Outros partidos, com laços mais profundos com a Classe trabalhadora, como os Comunistas e os Trabalhistas também reorganizaram. E foram os primeiros a serem chamados para o PACTO que possibilitou a Lula e ao PT mudar os rumos do brasil.  Se os quatro volumes lançados pela Assembléia Legislativa  não falam no Simon, é porque razões para isto há. E se olharmos a forma como este Senador faz seus discursos em Brasília, atacando supostos corruptos como Sarney, que aliás, saiu da Arena para integrar as fileiras do PMDB, e aqui protege a camarilha que se instalou no Piratini nestes ultimos anos, dá para desconfiar por que ele não apareceria num livro destes. As águas do Mampituba devem fazer estranhos efeitos na cabeça do Senador vestal, pois toda vez que passa pro lado de lá faz um discurso que altera toda vez que abre a boca por aqui. Vai ver já era assim naquela época.

Para complementar, leia também sobre o Senador parlapatão https://luizmullerpt.wordpress.com/2009/08/05/o-parlapatao-vai-sufocar/ e também https://luizmullerpt.wordpress.com/2009/08/18/as-parlapatices-continuam/

Um pensamento sobre “O Manto que protege Torturadores Também Esconde falsos opositores

  1. o simonzinho nunca me convenceu. a única vez que me fez acreditar que seria o melhor voto foi quando ainda não conhecia o PT foi em 1982. Mas quem ele acha que é . se esquece que o MDB como gosta de blefar, tinha todo o país na mão. Plano Cruzado. todos os governadores. congresso e senado. Conversa é pra bêbado de bodega mas não prá cérebros ativos e altivos. Ainda bem que o turco é bananeira que não dá mais cacho. Ele blefa contra o lula e aqui a tucana parece que nem existe. O collares, foi cassado. onde ele teve problema com a ditadura? é uma ironia e tento. Muitos gauchos ele convenceu mas a mim nunca.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s