Educação/Rio Grande do Sul

Eduardo Leite diz que professores são só “gasto” e defende privatização da Educação Primária e Básica

“Ao fazer concurso, Estados e Municípios estão contratando 100 anos de gastos” disse o Governador. Para neo liberais, Professores são fardo e não baluartes da Educação de nossas crianças e adolescentes.

Aquele papo do Estado ser mínimo para atender só Educação, Saúde e Segurança os liberais já mandaram as favas. Eles só querem Estado pra poder tirar dinheiro pra eles. No mais, o povo que se lixe.

Leia a matéria do Portal Terra:

Eduardo Leite defende setor privado em prestação de serviços para educação.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (RS-PSDB), defendeu hoje que a contratualização de serviços na educação, transferindo para o setor privado essa responsabilidade na educação primária. Segundo ele, uma reforma no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deveria ser endereçada para que os recursos pudesse ser utilizados para esse fim.

Em evento do Centro de Liderança Pública (CLP), ele afirmou que, com a universalização de acesso à escola e creches, fixada no Plano Nacional de Educação, os municípios fazem novos concursos públicos mesmo diante do caixa apertado.

“Municípios fazem concursos públicos para um público que só vai reduzir nos próximos anos, pela queda da natalidade. E você vai ficar com o custo de professores e suas futuras aposentadorias. Você está contratando 100 anos de gasto”, disse.

Para Leite, o estado deve se ater a apenas algumas áreas, como na segurança pública. E, nas demais, atuar apenas na fiscalização e regulação. Segundo ele, o Estado tem que sair, por exemplo, dos setores de infraestrutura, como no saneamento e na operação de rodovias. E emendou: “Vamos conceder todas as rodovias para a iniciativa privada”, disse.

78 pensamentos sobre “Eduardo Leite diz que professores são só “gasto” e defende privatização da Educação Primária e Básica

  1. Esse eh um canalha que na campanha prometeu colocar em dia os salários dos servidores e com o viu que com o governador anterior nada aconteceu preferiu o calote. Agora vem com essa conversa furada de privatizar o ensino. Como diria Requião. “canalha, canalha,canalha”

    Curtir

    • Mas bem antes da campanha ele ja era a favor de privatizar as escolas…. era sua campanha com os empresários. Avisado foi… eu nao cai na dele, mas…. minha tristeza é to grande qto antes. A tendência é diminuir sim o numero de escolas em função da baixa natalidade, porem há outraz possibilidades de se resolver isso. Ficaria mais facil ainda so estado administrar e ter maior qualidade. Nao contraria para 100 anos uma dívida e sim investiria em melhores condições de formacao na base…. triste… triste demais noque acreditam esses senhores…

      Curtir

    • Eu prefiro uma educação bem familiar até 5° série, para educacao básica. Assim: Escolas pequenas , várias em vários pontos da cidade, mantidas ou não pelo governo, centralizadas em uma delegacia. Uma delegacia bem cada cidade para fiscalização do trabalho, abrangendo todo ensino ate o universitário. Em um país vasto como o nosso ,há de haver uma educação de base com fiscalização educacional de cumprimento do Programa.Rosa Guimarães

      Curtir

  2. Senhor… ele acha que professor é lixo? Como assim, 100 anos de gastos? Professor paga imposto como qualquer outro cidadão, e agora, com esse ” novo plano de previdência do município e estado de São Paulo”, paga muito mais!
    Quem está falindo o Brasil, são eles; com seus salários exorbitantes; segurança particular; carros; auxílio alimentação, auxílio creche; auxílio moradia; auxílio academia; auxílio paletó; plano de saúde ao qual atende qualquer membro da família deles nos mais caros e melhores hospitais do país… e tudo isso, pago por nós, o povo! É muita hipocrisia!
    Que Deus tenha piedade de nós! E que, a população preste mais atenção em quem está votando, porque esses políticos que estão atualmente no poder, só pensam em manter o pobre e trabalhador, pobre. Só isso.
    Estou profundamente decepcionada com esse cenário político…😔
    Só um milagre! Só Deus na nossa vida!

    Curtir

    • Este lixo esquece que o professor e a base da educação da qual ele mesmo se beneficiou no passado agora gospe no prato que ja comeu, mas parece mesmo que a prendeu foi mentir bem para seus próprios interesses.

      Curtir

  3. O milk azedo governa para a Classe merdia alta. Esses só se preocupam em refinar os setorea de repressão. A educação eles pagam e mandam nas escolas. A educação pública é o único caminho de inclusão por isso é mal visto por esse segmento social.

    Curtir

  4. Pingback: Governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), diz que professores são só “gasto” e defende privatização da Educação Primária e Básica #2 – Ética e Educação

  5. Eu também acho que políticos só servem para onerar o estado, não tem formação muito menos capacidade para gerir municípios, estados ou a federação, com o que gastamos com suas mordomias poderiamos com certeza pagar salários muito mais dignos aos professores, construir escolas entre outras coisas que com certeza fariam diferença! PSDB nunca foi referência para educação ou qualquer outra coisa. Sugiro portanto que privatizemos todos os governantes e que estes sejam avaliados antes de se candidatar, que apresentem seu projeto de governo e que sejam avaliados por uma comissão de eleitores que representem todas as áreas da sociedade, que recebam os mesmos salários que recebem os professores e que não tenham nenhuma regalia, auxilio paletó, moradia, alimentação, refeição ou qualquer outro. Ai eu quero ver esse imbecil ser governador!

    Curtir

  6. Estou decepcionada a cada dia com os políticos q se dizem ser representantes do povo,q na realidade é mentira,porque o salário deles pode ser alto ,eles é q estão quebrando o estado eo país,pois as despesas com eles não tem comparação. Não sou professor ,mas apoio a greve.

    Curtir

  7. Os professores públicos, através das escolas públicas prestam o maior dos serviço à sociedade, pois é através de um bom nível educacional, que se alcança boas profissões, ou seja, bons trabalhos. Pena que o poder público faça questão de assegurar que o sistema educacional público seja ineficiente devido ao estabelecimento de metas educacionais como o índice de aprovação em mais de 90%. Conseqüentemente, vários mecanismos são criados para bater essa meta. Uma bola de neve…Escolas abarrotadas com alunos que vão passando de ano (ano após ano) sem saber de nada, pois sabem que de uma turma de 45 alunos, somente (estourando) dois poderão ficar reprovados. O resto passará estudando ou não! Aí fica fácil de culpabilizar o professor, quando tudo, em esfera institucional e a nível de sistema, é feito no sentido de precarisar o Sistema público de educação , ao associar as verbas destinadas
    ao Ensino Público ao cumprimento das metas educacionais. Perseguem ( enfernizam) o professor ( muitas vezes através de assédio moral) para que ele dê um jeito de passar os alunos de qualquer jeito. O pobre coitado ainda é responsabilizado quando vem uma prova externa, tipo o SAEB ( Sistema de Avaliação do Ensino Público) e a maquiagem feita cai por terra, devido as notas baixíssimas dos alunos do Ensino Público. Como que as escolas públicas, com índices de aprovação ( por muitas vezes)maiores até do que a escola particular, consegue atingir pontuação tão pífia (baixa)??? Não é culpa dos professores, pois estes sabem que se alguém recebe algo sem mérito, não houve aprendizagem!!! Não há crescimento pessoal. E isto é o que os governantes querem… Uma população formada, em sua maioria, por “ignorantes”. É o que mantém uma elite corrupta no poder, em troca de alguma assistência, ou seja, de algo “dado”. Não admira ouvir frases como ” Graças a Deus deu certo o meu bolsa família! Amémmmm! Agora vou receber dinheiro de graça do governo.” Quando sabemos que o de “Graça” não existe! Que o diga os perus engordados para o Natal.

    Curtir

  8. Que vergonha senhor governador é falta de respeito com o profissional de educação .O senhor é simplesmente ridículo fez promessa de campanha é não cumpriu cara de pau.

    Curtir

  9. Esperava mais desta bichona gaúcha.
    O neoliberalismo foi maior que a inteligência.
    O Leite não percebeu o que é Educação no Projeto de médio prazo na construção de uma Nação.
    Edusrdo Leite é um babaca!

    Curtir

  10. Que vergonha,para os Gaúchos!!!
    Aliás… pensando melhor,ele está certo…
    Quem sabe se um dia,com uma população ignorante e analfabeta o
    RS não eleja mais um “energúmeno”,como esse!!!

    Curtir

  11. Classe média e alta conseguem comprar educação e saúde. Só não conseguem comprar efetivamente segurança suficiente. É por isso que o governo quer focar em segurança?!

    Curtir

  12. Estado minimo para os que defendem o neoliberalismo. No Estado so ficam os advogados nas funcoes de promotores, procuradores e juizes e os economistas e administradores para a Fazenda. Todas as outras profissoes devem tentar sorte no setor privado. É logico que um governo assim nao pode funcionar.

    Curtir

  13. “Para Leite, o estado deve se ater a apenas algumas áreas, como na segurança pública.”
    Segurança pública, deve ser aquela treinada para repelir qualquer manifestação popular contra os efeitos das políticas liberais do senhor governador.
    O povo terá seu direito respeitado. O direito de sofrer calado.

    Curtir

  14. A Educação e Saúde é o mínimo que um Estado Democrático deve ao Povo.O Governo está falando como se o DINHEIRO fosse dos Governantes e esquecem que eles são apenas Gestores do Dinheiro do POVO.

    Curtir

  15. Muito bonito esse discurso. A questão de ferramentas estratégicas fica aonde? Se o estado não quer interferir em nada, então que não exista estado. Encher de fiscais sem estrutura para se fazer respeitar de nada serve. No momento em que o governador enxugar os cc’s que trouxe junto com sua campanha terá moral para sentar e dialogar com nossos professores. Que falta de respeito de cara.

    Curtir

  16. Só rindo mesmo !.
    Temos que privatizar e a política no Brasil.
    Onde esses otário continuam roubando o povo e as mamatas regalias não tem fim.
    O que esperar de um político com uma mentalidade dessas….

    Curtir

  17. E porque ele não vai dar aulas no lugar dos professores para receber o salário parcelado. Agora ele vai que bença. Se ele está com o traseiro sentado numa poltrona, recebendo o dele sertinho.

    Curtir

  18. Ele não é o dono do Estado… como ele afirma algo nesse sentido!? Ninguém irá barrar esse senhor? O Estado não existe para dar lucro… indignação é pouco com o que está acontecendo… Eduardo Leite parece outra pessoa….

    Curtir

    • Opa. Como se pode impedir um Governador eleito democraticamente? Espera a eleição. Já não chega o que o golpe de 2016 está fazendo de destruição no Brasil?

      Curtir

  19. Este leite é um desgraçado mesmo ,porque não reduzem os salários deles garanto que sobraria mais dinheiro para cobrir os gastos do estado que eles mesmo afundam. Nojo deste governo temos que fazer greve em tudo quero ver o que vão fazer.

    Curtir

  20. É… Mais uma vez, um governante deixando evidente o “descaso” com a educação, como se ela não devesse ser uma “prioridade” para qualquer sociedade prosperar.
    Enquanto a educação for vista e tratada como “gasto” e não como “investimento” não haverá nenhuma perspectiva de melhora.
    Essa proposta deixa claro que aquele que não tem condições de pagar por uma educação de qualidade, estará fadado à ignorância, pois até o acesso à educação formal lhe será negado.

    Curtir

  21. O Rio Grande do Sul, um estado brasileiro que deveria ser espelho de desenvolvimento e progresso, graças aos governadores PSDBISTAS que o governaram nas ultimas gestões está no fundo do poço, especialmente na educação por pagar o pior salário do País. Ao contrário de exercer o seu papel, esse aprendiz de governador, em vez de trabalhar para resolver os problemas do Estado, o agrava, especialmente na educação devido a sua visão simplista e liberal. O FUNDEB existe para corregir essas distorções que esse crápula com a sua arrogância e falta de visão não consegue enxergar. A educação no RS vive dias sombrios com esse pseudogovernador.

    Curtir

  22. A estrutura sob a qual, a educação se desenvolve no Brasil, termina causando uma certa asfixia, gerando a sensação de impotência do própio Estado. Recentimente o governador da Bahia, Rui Costa, defendeu mudanças para o setor, herando grande reação de profissionais da educação e de setores da sociedade.
    A educação é a ponte que suporta todas as demais area do desenvolvimento .Gerando efeito cascata quando seu desempenho atinge ou se mantém com rendimento abaixo da espectativa, seje a nivel internacional ou local.
    Isso não significa, estagnação total da educação no País,. A sociedade conquistou avanços importantes, que só se tornaram possivel com democratização do acesso a edducação.Passo importante , dentro desse processo de mudança da educação no Brasil.

    Curtir

  23. BOA TARDE!!
    esse LACAIO do imperialismo estadunidense SEGUE A POLÍTICA DO LACAIO FEDERAL: DESTRUIÇÃO DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES E A POPULAÇÃO POBRE BRASILEIROS, DA SOBERANIA E DO PATRIMÓNIO NACIONAIS!!
    #ABAIXOgolpistas!!
    #LULALIVREJÁdosprocessosFAKES!!!!

    Curtir

  24. Educadores deveriam ser os melhores remunerados pois são formadores das demais profissões, inclusive desse governador mesquinho e falso que visa só seus privilégios . Economia do Estado e municípios é justamente reduzir no mínimo 50% desses políticos .

    Curtir

  25. Educadores deveriam ser os melhores remunerados pois são formadores das demais profissões, inclusive desse governador mesquinho e falso que visa só seus privilégios . Economia do Estado e municípios é justamente reduzir no mínimo 50% desses políticos .

    Curtir

  26. Educadores deveriam ser os melhores remunerados pois são formadores das demais profissões, inclusive desse governador mesquinho e falso que visa só seus privilégios . Economia do Estado e municípios é justamente reduzir no mínimo 50% desses políticos .

    Curtir

  27. Esse governo pode se olhar no espelho.
    Vai ver se ele estudou em escola pública .
    Os parente dele tbm.
    Agora vem querer mostrar serviço em querer privatizar a educação.
    Cuidado gente daqui a pouco vão querer privatizar o nascimento.
    Nasce quem tem dinheiro , quem não tem não nasce.

    Curtir

  28. Esse individuo neofacista faz parte da turminha do bozo que alega estado pessimo de direito pois o minimo sabe que crianças nascem todo dia “se acham Deuses na terra” pois bem povo hora de delhes o retorno nas urnas, pois merecem por apenas possuirem uma azeitona na cabeça e fazerem parte de uma nova ordem suja e nociva ao ser humano.

    Curtir

  29. Que pena um rapaz novo com uma mentalidade de velho gagá.Pratica uma política superada de raposa da política.Se elegeu abaixo de mentira com vídeo e áudios confirmados.Devia pelo menos ter vergonha na cara.Espera que tua hora vai chegar.

    Curtir

  30. É por conta de um plasma maligno desse tipo, que o Brasil tem efeito safona, e a a somatória do seu desenvolvimento, nao avança!…O povo, que mantem o Estado, nao deverá eleger um sujeito desprezivel desse!!!

    Curtir

  31. Se professores dão gasto, gostaria de saber o que os políticos dão? Lucro por acaso? Estado não é para gerar lucro e sim para prestar serviços de qualidade à população, dentre eles saúde, saneamento básico, segurança e principalmente EDUCAÇÃO! Agora se tudo for privado, se teremos que pagar por tudo (vide o caso dos pedágios) então não há mais necessidade de uma carga tributária absurda como a nossa! Poderíamos sim, privatizar nossos políticos, que tal importar alguns da Suiça onde vereadores não ganham nem salário e deputados compartilham quitenetes, sem todos os luxos e regalias que os nossos políticos estão acostumados! Melhor ainda, que tal importar políticos do Japão, onde a corrupção é paga com a sentença de morte!

    Curtir

  32. Investir em educação é investir no futuro do país. Certamente, os filhos ou familiares do governador estudam em colégio particular, por isso, defende a privatização da educação pública e ataca professores com um discurso ridículo e sem cabimento os professores merecem respeito somos nós a custa de muito suor que construimos esse país.
    Apontar que a educação pública não apresenta índices positivo e colocar a responsabilidade apenas nos educadores é lamentável, pois, vivemos em contexto violento e falta investimento por parte do poder público na educação básica.

    Curtir

  33. O cafajeste foi alçado ao poder tb pelo voto de mtos professores e funcionários públicos que queriam “dar uma lição ao PT”, como se PT fosse Lula.
    O PT do.RGS sempre tratou a educação com prioridade, tínhamos cursos, seminários, fóruns.. em profusão..A cidade era referência em educação
    Seminários com expoentes da educação: Paulo.Freire, Madalena Freire, Vasconcellos, Marilena Chauí, só para citar alguns.
    Escolas ricas em materiais, implantação dos repasses, garantindo independência financeira, propostas pedagógicas discutidas com as comunidades, implantação dos Conselhos Escolares, democratizando o gerenciamento das escolas…
    Volta PT, volta Olivio Dutra.

    Curtir

  34. Esse moço estudou em escolas públicas ou privadas; o curso superior foi numa universidade federal/estadual ou numa universidade privada. PUC-RS não vale, pois tem vários subsídios públicos?

    Curtir

  35. um tremendo ignorante a educação é a base de uma nação que quer ser grande .Um ser eleito pelo povo pensar dessa maneira é porque não sabe a verdadeira necessidade de um povo

    Curtir

  36. Barbaridade……sempre achava que tinha direito adquirido mas somente teus filhos é direito que ninguém tira. Entenderam? Agora….esse governador se achando, querendo se promover em cima dos funcionários e professores! Quero te dizer seu Leite …..um dia a volta vem! Ponha a mão na consciência e não prejudique milhares de famílias. Tenho dito!

    Curtir

  37. Filho da puta !
    Tirar a Educação da população.
    Isso é um Absurdo.
    O povo e Deputados do povo, não podem permitir.
    Este analfabeto !
    Covarde !
    Greves !
    Famílias não permitir.
    S.O.S !

    Curtir

  38. Está na hora de o governo começar a demitir,principalmente os professores,entra governo sai governo estão sempre em greve.Não estão satisfeito, peçam demissão.

    Curtir

  39. Esse homem quer fazer oque
    Com nossas crianças
    E educadores é lamentável
    Ouvir isso de uma pessoa
    Que se diz ser inteligente.
    Que vergonha senhor governador.

    Curtir

  40. O gatinho das guriazinhas esa sendo um decepção, sera que não sabiam que não gostava da fruta. Imbecil, criticou Sartori, e não tinha nada pra melhorar.Esse nem
    pra sindico.

    Curtir

  41. Governadores,deputados ,secretários, . . . São gastos muito maiores e não mostram resultados para os que ia elegem e nem para o Estado.
    Fim deles TB.

    Curtir

  42. É uma aberração humana o que esse cidadão está falando.
    Todo país que se torna uma grande nação, primeiro investiu pesado na educação, pois enxergaram o caminho para pnprogresso justamente pela educação.

    Curtir

  43. Mais que pqp o seu cavalo de teta vc sabia que se não fosse os professores vc era mais analfabeto sabia que foram eles que te ensinou o alfabeto para vc ou esqueceu eles vão lembrar de vc na próxima eleição

    Curtir

  44. Na Alemanha, França, Finlândia, Japão, Noruega,etc,etc,a educação básica é do Estado e excelente qualidade.Na Alemanha ainda hoje o latim e estudado…
    Essa conversa é antiga desde os anos 60 e só destruiu o ensino público.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s