Uncategorized

Governo do Estado abre mais 150 vagas para cursos profissionalizantes em Sapucaia do Sul

O Governo do Estado anunciou a abertura de mais 150 vagas para cursos profissionalizantes do Programa Próximo Passo em Sapucaia do Sul, durante o Encontro dos Beneficiários do Programa Bolsa Família. A iniciativa é uma ação da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e irá capacitar na Região Metropolitana, neste primeiro semestre, 1962 pessoas. O evento ocorreu nesta terça-feira (12), no Centro de Cultura do município, e teve como objetivo sensibilizar a população quanto à importância da atualização dos cadastros sociais, como o Cadastro Único e a atualização na documentação do Bolsa Família.

Na ocasião, o diretor do Departamento do Trabalho da STDS, Luiz Müller, destacou que todas as pessoas que participaram do Programa Próximo Passo concluíram o curso empregadas. “Estes profissionais saíram ganhando em torno de R$ 700, mais benefícios, como rancho e vale-transporte”. O diretor ainda explicou que a família não perde o benefício, recebendo por mais dois anos.

Mulheres qualificadas pelo Próximo Passo, contratadas pela empresa KF e a Chefe de RH da empresa deram depoimento

Formada no curso de pedreira, Elizabete Silva Torquato, relatou a experiência de participar da iniciativa. “Eu acredito que todas tem condições de se profissionalizar, é só acreditar. Não podemos ficar dependendo do marido, ou do cartão do Bolsa Família”, afirmou a pedreira, que nos horários de folga está construindo sua nova casa.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, destacou que é papel do poder público articular políticas com o Governo do Estado, como no caso do Próximo Passo: “Foi emocionante a formatura da primeira turma de mulheres pedreiras, ainda mais ao ver que todas estavam empregadas. Neste ano já formamos 80”. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Alves Soares, salientou a importância do Cadastro Único, que é a base para todas as políticas sociais. “Precisamos que todas vocês mantenham seus cadastros atualizados para garantir que vocês recebam os benefícios”.

Participaram também do evento, o vice-prefeito de Sapucaia do Sul, Ibanor Catto, o secretário Municipal de Saúde, José Eloir Wimck, Adilpio Antônio Zandonai, representante do Senac de Sapucaia do Sul, Paulo Pires, lideranças locais, e mais de 400 pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Programa Próximo Passo
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) por meio do Departamento do Trabalho (Detrab), visa capacitar profissionalmente na área da construção civil beneficiários do Programa Bolsa Família. Neste primeiro semestre, estão sendo disponibilizadas 1962 vagas na Região Metropolitana de Porto Alegre para maiores de 18 anos com, no mínimo, a 4ª série do Ensino Fundamental. No segundo semestre a ação será implantada no interior do Estado.

As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência Assistência Social (CRAS) de cada cidade. As aulas iniciam no dia 20 de maio e a carga horária dos cursos de qualificação é de 200h. Além disso, os estudantes ganharão o material didático, lanche e vale-transporte. Cada curso terá 50 dias úteis, cerca de dois meses e meio, com aulas cinco dias por semana em turno de uma a quatro horas. As turmas devem ser formadas por no mínimo 25 alunos, podendo chegar a 30.

Texto:  STDS
Redação: Redação Palácio Piratini, 51 3210.4305

Pescado do Portal do Governo do RS  Fotos do Sivio, da STDS

Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário