
Luiz Müller, Diretor do Trabalho da STDS(E), Prefeito Mollon(centro), Italgani do INA(D) e dirigentes municipais no lançamento do Programa em Camaquã
Na primeira etapa, há vagas para os cursos de Recepcionista, Recepcionista de Hotel e Organizador de Eventos
Foi lançada no gabinete da Prefeitura de Camaquã, a abertura das inscrições para os cursos de qualificação do Plano de Qualificação Setorial (Planseq) Turismo, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com foco na Copa do Mundo de 2014. A ação é uma grande parceria entre a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), através do Departamento do Trabalho da pasta e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Instituto Nacional América (INA), com apoio da Prefeitura de Camaquã. As inscrições limitadas para os cursos gratuitos de Agente de Viagens, Condutor Local de Turismo, Recepcionista, Recepcionista de Hotel e Organizador de Eventos estão abertas até o dia 23 de junho, na Agência FGTAS/Sine de Camaquã. Com 200h/aula, as aulas serão executadas pelo INA, a partir de julho.
O prefeito Ernesto Molon elogiou o trabalho e salientou que quem pensa em atrair turistas tem que se qualificar: “O alvo é a Copa, mas esta capacitação fica para sempre para as pessoas e para os municípios”. Parabenizou ainda a iniciativa do diretor do INA, Italgani Mendes, pela escolha de Camaquã como um dos vinte municípios que receberão o Planseq, um investimento de cerca de R$ 3 milhões na qualificação em Turismo. A prioridade são jovens sem experiência profissional maiores de 16 anos.
O diretor do INA destacou que a Copa de 2014 será uma grande oportunidade para acontecerem cursos de qualificação no Estado. “Agradeço à parceria das Secretarias Municipais e aos demais parceiros da ação, esta é uma parceria que tem tudo para dar certo”. Para a secretária municipal do Trabalho e Ação Social, Marizabel Giacomuzzi, está é uma grande oportunidade que se estende ao município: “Já temos quatro turmas inscritas, além dos municípios da região que irão participar”. Agradeceu ainda ao empresário Érbio Andretto, da Proggeto, pela disponibilização gratuita do espaço para a realização dos cursos.
O diretor do Departamento do Trabalho, Luiz Müller, evidenciou o trabalho dos governos Federal e Estadual no alinhamento e desenvolvimento de políticas de trabalho e geração de renda. “A STDS e a FGTAS estão trabalhando para que, após a conclusão dos cursos, a empregabilidade seja garantida. Isso acontecerá por meio do diálogo que estamos tendo com os empresários, com o intuito de atendermos as principais demandas de mão de obra.”
Prestigiaram o evento, diversos secretários municipais, a delegada Stela Tolotti Machado da 4ª Delegacia Regional do Trabalho, o presidente da Câmara de Vereadores Osvaldo da Rocha Martins, a coordenadora da Agência FGTAS/Sine local, Tereza Delfini, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Paulo Santos, representantes dos municípios de Chuvisca, Dom Feliciano, Arambaré, entre outras autoridades.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
como isso se eu estive no sine para me inscrever eo MOACIR que simplesmente me respondeu com uma arogancia so que no mesmo dia da abertura as vagas ja tinham se esgotado gostaria de umka resposta se existe mesmo ou sao escolhidas as pessoas que ele quer que façao o curso me senti muito mal atendida e sem ao menos um pingo de educaçao da parte dele.gostaria de saber sobre as vagas elas existem ou existiram realmente.
CurtirCurtir
Graziela Estive em Camaquã para lançar o Planseq. Seiv que no dia do lançamento já muitas pessoas se inscreveram. Isto não quer dizer que não seja possível ter mais vagas para a segunda etapa. Mas o Governo do Estado está vinculando as vagas nos cursos às vagas disponibilizadas pelos empresários para contratação. Não adianta nós fazermos cursos sem que haja garantia de empregabilidade, senão estariamos enganando as pessoas. Quanto ao atendimento que recebeste, no site da FGTAS há uma auditoria onde podes reclamar co atendimento que recebeste. Da minha parte, como diretor do trabalho da Secretaria do Trabalho, vou verificar o que houve, mas a FGTAS, que é responsável pelo SINE no Estado tem estrutura própria. ABraço
CurtirCurtir