Uncategorized

Programas de qualificação da STDS garantem inserção no mercado de trabalho

Pescado do Sítio da Secretaria do Trabalho e Desenvlvimento Social do RS

Uma das iniciativas presentes no planejamento estratégico da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), é a formulação de políticas públicas para o trabalho e geração de renda. O secretário Luís Augusto Lara destaca que a pasta está trabalhando para promover a inclusão produtiva dos cidadãos, por meio de programas que oferecem cursos de qualificação profissional como, por exemplo, o Próximo Passo, destinado a jovens e mulheres beneficiários do Programa Bolsa Família, e o Plano Territorial de Qualificação (Planteq).

De acordo com o secretário, em muitas áreas do mercado de trabalho sobram vagas, porém, o que falta é mão de obra qualificada. “Nos últimos anos, o governo proporcionou qualificação muito aquém do que era necessário. A qualificação é um grande desafio para o Estado e para todo o Brasil, mas com a reestruturação da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão responsável por executar as políticas de trabalho formuladas pela STDS, iremos ofertar cursos de qualificação gratuitos, proporcionando melhorias nas condições de vida das pessoas,” pondera. O gestor enfatiza, ainda, que a meta da pasta, em um ano e meio de governo, é qualificar cerca de 20 mil pessoas, em especial, as que fazem parte do Cadastro Único, que dá acesso aos programas sociais do governo Federal.

“O governador Tarso Genro refez a Secretaria do Trabalho. Temos 444 mil famílias nos programas sociais do governo Federal e estamos aplicando a tecnologia social, dando um incentivo, um estímulo financeiro para quem quiser se qualificar e evoluir,’ aponta Lara. Segundo o presidente da FGTAS, Heitor Gularte, no primeiro semestre deste ano, “com os recursos de um milhão e cem mil reais, mais a contrapartida do Estado, cerca de 3 mil educandos foram capacitados pelos cursos do Planteq. Nossa expectativa, para atingir a meta de 20 mil pessoas, é trabalhar com recursos da ordem em torno de 25 milhões de reais.”

Os cursos de qualificação oferecidos nos municípios serão determinados por meio de audiências públicas por Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), identificando as prioridades de qualificação regionais, além de debates nos maiores municípios do Estado. A primeira audiência acontecerá no dia 16 de agosto, em Ijuí, envolvendo os municípios do Corede Noroeste Regional, empresários, comissões de emprego, prefeituras e comunidade em geral. “O debate público nas regiões será uma forma de fazer com que a empregabilidade, após a conclusão dos cursos, seja garantida, já que haverá a participação dos empresários nos debates, onde indicarão as principais demandas”, afirma o diretor do Departamento do Trabalho da STDS, Luiz Müller.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário