Famílias prudentinas cadastradas no Cadastro Único que recebem os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, serão contempladas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a oferta de 1.322 vagas em cursos de qualificação profissional na cidade. O programa, resultado de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), tem o objetivo de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da formação e qualificação profissional. Em 2012, serão disponibilizados aos beneficiários mais de 21 cursos em diferentes áreas, com previsão de início no próximo mês.
Conforme a educadora social, Adriana Giroto Rebelato, os cursos serão ministrados nas unidades do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Segundo elas, os cursos oferecidos pelo Senac já foram definidos, são eles: almoxarife, auxiliar de crédito e cobrança, recepcionista, auxiliar de faturamento, auxiliar de tesouraria, bombeiro profissional civil, manicure e pedicure, depilador, jardineiro, monitor de recreação, operador de computador, vendedor, operador de supermercado, programador de Web, promotor de vendas, recepcionista em meio de hospedagem, técnico de zeladoria e segurança em condomínio.
Podem participar do Pronatec beneficiários titulares ou dependentes de programas federais de transferência de renda com idade entre 18 e 59 anos. Não há limite de vagas por família. A carga horária mínima é de 160 horas/ aulas. Ao final do curso os participantes serão certificados. “O objetivo é ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, expandindo a abrangência da oferta de cursos de qualificação social e profissional, levando em conta as demandas por mão de obra qualificada e o perfil dos beneficiários”.
Segundo Rebelato, não haverá processo seletivo, os interessados serão atendidos de acordo com a demanda. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O período de inscrições, bem como os locais de matrículas ainda não foram definidos, mas deverão ser divulgados em breve.
(Por Débora Andreatto – Mtb 59.395)
http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/index.xhtml
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.