7/2/2012 17:41, Por Prefeitura de Uberaba
Pescado do Correio do Brasil
//
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), está gerindo o Pronatec – Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica, do governo federal sob organização do Ministério do Desenvolvimento Social. A cidade foi contemplada com uma das vertentes do programa e irá oferecer 355 vagas de cursos profissionalizantes para beneficiários e dependentes do Bolsa Família.
De acordo com a secretária Maria Thereza Rodrigues da Cunha, a Seds junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) tiveram a oportunidade de discutir e escolher os cursos a serem oferecidos, focando na situação do município. “São cursos que poderão ser absorvidos pelo mercado de trabalho, tendo em vista o gasoduto, a planta de amônia e uréia e áreas que estão em falta de mão-de-obra na cidade, como padeiro”, explica Tetê.
As inscrições estão abertas até o dia 27 deste mês, na Seds, Feti e também em todos os Cras. Os cursos terão início imediato. São necessários apresentar o Número de Informação Social – NIS da família e o Cadastro para Pessoas Físicas (CPF). Vale ressaltar que podem participar os beneficiários e dependentes do Bolsa Família, de 18 a 59 anos. “Além dos cursos serem gratuitos, os participantes receberão vale transporte e material didático”, pontua a secretária acrescentando que qualquer membro da família poderá se matricular, não havendo limite por casa.
Pelo Senai, os cursos ofertados são de caldeiro, padeiro/confeiteiro, montador de estruturas metálicas, soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga, mecânico de manutenção de motores Ciclo Otto, armador de ferragem, aplicador de revestimento cerâmico, eletricista industrial e confeccionador de bolsas em couro. Já pelo Senac, operador de computador. E, pelo IFTM – Instituto Federal do Triângulo Mineiro, açougueiro. Uma vez finalizado o curso, o beneficiário poderá se matricular em outro, sem restrições.
Maiores informações pelos telefones da Seds: 3331-2433, 3331-2403 e 3331-2404, na Feti: 3338-6689 e nos Cras.
CRAS:
– Abadia: Rua São Mateus, 544 – Abadia / 3322-5737
– Pólo I: Av. José Valim de Melo, 2635 – Chica Ferreira / 3316-1012
– Dr. Décio Moreira: Av. Guilherme Capucci, 65 – Elza Amuí / 3314-3037
– Boa Vista: Rua Trinidad, 125 – Boa Vista / 3313-5207
– Morumbi: Rua Zaida Facure Dib, 280 – Morumbi / 3311-0630
– Tutunas: Av. Tenente Waldir Silva, 415 – Serra Dourada / 3315-6193
– Vila Paulista: Rua César Boareto, 456 – Gameleira II / 3316-7115
– Residencial 2000: Av. Luís Carlos Maluf, 338 – Res. 2000 / 3316-5864
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
ADOREI ESSA INICIATIVA DO GOVERNO FEDERAL EM VISTA DAS PESSOAS NECESSITAS QUE PRESIÇAO DESSA AJUDA .
CurtirCurtir
Obrigado. O PRONATEC veio pra ficar. Ele junta finalmente os cursos rápidos com cursos técnicos. A pessoa pode fazer um curso, de pedreiro por exemplo, construir a sua autonomia financeira, voltar a estudar, aumentar a escolaridade, fazer um cursos técnico na área e até mesmo acessar um curso de engenheiro depois disto tudo.
CurtirCurtir
gostaria de saber mais detalhes sobre os cursos e onde se escrever pois tenho um filho de 14 anos e queria por ele a fazer um curso e sou benefisiada com o benefisio do bolsa familia obrigada ana.
CurtirCurtir
Cara Ana
A idade mínima para as pessoas trabalharem no Brasil é de 16 anos. Por isto os cursos do PRONATEC Brasil Sem Miséria são destinados a pessoas de 16 anos para cima. Mas para jovens de 14 a 18 anos existe a Lei do Aprendiz. Todas as empresas do país são obrigadas a contratar de 5% a 15% do número de seus trabalhadores como aprendizes. Estes jovens estão na escola no turno normal e no outro turno fazem um curso de aprendizagem no SENAC, no SENAI ou em entidades inscritas no Ministério do Trabalho. Durante o curso da Lei do Aprendiz, que dura pelo menos 800 horas (um ano), o jovem é contratado, com Carteira Assinada por uma empresa que paga meio salário mínimo por mês para ele fazer o curso.Para saber mais, você deve procurar a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no seu Estado (é a antiga Delegacia Regional do Trabalho). O PRONATEC não é assim, pois se destina a cursos mais curtos e rápidos, para que a pessoa possa se empregar rapidamente e melhorar de vida. O PRONATEC paga passagem e Lanche durante o curso que dura na maioria dos casos em torno de 200 horas. Você mesma, ou outras pessoas da sua família podem fazer estes cursos.
CurtirCurtir
boa noite. SENHOR LUIZ
eu queria saber ser aqui no rio de janeiro, tem cursos de soldador de NO PROCESSO ELETRODO REVESTIDO ACO CARBONO E ACO BAIXA LIGA. estou muito interresado no curso como faço pra saber quando estará ou estar aberto o curso … obrigado esperando resposta… alex costa
CurtirCurtir
Caro Alex
Não sei te informar quais os cursos existem específicamente em cada cidade. Deves verificar isto no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do teu bairro ou na Secretaria da Asistência Social e trabalho do Município ou do Estado. Os cursos oferecidos em cada cidade só são oferecidos na medida em que haja demanda por trabalhadores destas áreas no mercado de trabalho.
Abç.
CurtirCurtir
Eu queria saber se o Pronatec paga meio salario, pois na escola que euestudo muita gente vai fazer o Pronatec e muitos ainda estao na duvida, unclusive eu que vou fazer tambem.
CurtirCurtir
O PRONATEC paga uma bolsa suficiente para cobrir o custo com lanche e transporte do aluno, ou a entidade ofertante do curso disponibiliza o vale transporte e o lanche.
CurtirCurtir
Eu queria saber se o Pronatec paga meio salario, pois na escola que euestudo muita gente vai fazer o Pronatec e muitos ainda estao na duvida, unclusive eu que vou fazer tambem..
CurtirCurtir
Gostaria de saber como o pronatec disponibiliza o vale transporte e paga o lanche (aqui em belo horizonte)
CurtirCurtir
João
Não existem diferentes formas de disponibilização. O Valor repassado é R$ 2,00 por hora, por aluno. A instituição ofertante, quando achar por bem, pode pagar este valor em cartão, cash, ou em serviços, ou seja, em lanche e transporte,
CurtirCurtir
quantas aulas ha por semana
CurtirCurtir