Uncategorized

Walmart e a Escola Social do Varejo – Um golpe contra os programas sociais do Governo Federal nas entrelinhas

“É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação!” (Frase de material didático da Escola Social do Varejo, uma Parceria do governo do Paraná com a WallMart.)

A frase acima faz parte do material didático distribuido por uma tal Escola Social do Varejo. Não sei de toda a metodologia, mas obviamente esta e outras citações visíveis na material didático da Escola Social do Varejo, uma parceria do Governo do Paraná com a WalMart, deixa claro qual é o objetivo ideológico de tal formação profissional. Esta visão de um capitalismo atrasado e preconceituoso, superado em nosso país pela política de distribuição da riqueza através do aumento do Salário Mínimo e dos Porgramas Sociais do Governo Lula e Dilma. Foi justamente por causa da distribuição da riqueza, condenada no referido material didático, que o Brasil tem conseguido passar quase incólune diante da grande crise do capitalismo que começou em 2008 e continua ceifando economias e gerando desemprego no mundo todo.

Reproduzo Carta de Professora da Rede pública do Paraná sobre o tema e com cópias de páginas do referido material didático. Pescado  do Midia Crucis.

 

************

Caros Colegas
 
Estou indignada com  o novo CONVÊNIO firmado entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e o Instituto Walmart, isto mesmo, aquele de supermercados, o “maravilhoso” convênio viabiliza a implantação da ESCOLA SOCIAL DO VAREJO, conforme anunciado em 23/07/2012 no portal oficial da SEED este é “ um modelo de educação profissional a ser ofertado para a rede pública estadual do Paraná”. Para o atual secretário isto é melhoria na qualidade da educação!!
 
O nefasto convênio consiste:
a) Enviar por uma semana, três professores com regime de 40 horas,  para a Universidade Federal do Ceará, com a intenção de “qualificar” estes professores;
b) A escola deverá disponibilizar uma sala em suas dependências para um “coordenador” do Instituto Walmart e outra para as aulas dos alunos;
c) Inicialmente serão selecionados 100 alunos do último semestre do terceiro ano do Ensino Médio;
d) Os alunos receberão seis apostilas de material didático específico do programa
(Identidade; Integração; Projeto de Vida; Comunicação; Trabalho; Ética e Cidadania)
d) Os professores serão os “multiplicadores” dos conteúdos do material didático.
 
As duas primeiras turmas terão início no mês de agosto do corrente, no Colégio Estadual Euzébio da Mota, no bairro do Boqueirão.
Infelizmente o ataque neoliberal continua mais forte do que nunca, buscando privatizar o espaço público, contanto com a falta de clareza de profissionais da Educação, que novamente, mesmo após anos de formação na gestão 2003-2009, não entendem que isso é uma educação que sempre perpetuará o sistema injusto desta sociedade.
A tristeza maior é ler a declaração da diretora de uma instituição pública que percebe tal política como avanço:
“A comunidade escolar recebeu com muita satisfação esta grande oportunidade. É uma melhoria tanto na parte acadêmica quanto à inserção no mundo do trabalho”, disse Olinda de Godói Ribeiro, diretora do colégio.”
Estou enviando em anexo três textos que integram o material didático, o primeiro do caderno de Ética e Cidadania e o segundo, do caderno do Trabalho. Após a leitura façam as suas conclusões. Entendo, que se os profissionais da educação, não resistirem e se posicionarem, agora que estamos apenas com dois anos de mandato deste governo, imaginem o que ainda nos espera. É revoltante, após toda a caminhada realizada!!!
 
Repassem para os seus contatos, vamos nos mobilizar e impedir que isto se espalhe.
Meire Donata Balzer
Pedagoga da Rede Estadual


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 pensamentos sobre “Walmart e a Escola Social do Varejo – Um golpe contra os programas sociais do Governo Federal nas entrelinhas

  1. Leia a metodologia e conheça o assunto para discutir. A metodologia vai além da preparação para o mercado de trabalho. É um engano acreditar que estamos preparando para eles trabalharem no WallMart!!

    Curtir

    • Opa. “estamos preparando…” Então és alguém da turma do capitalismo neo liberal. Vocês estão preparando para a concorrência desenfreada, onde não existe solidariedade e nem ação coletiva, só a individual. Maragreth Tatcher deve estar vibrando de seu túmulo. Ainda há gente que não enxerga o que a tragédia do neo liberalismo e da concorrência desenfreada provoca no mundo. O povo da Europa e dos EUA pagam a conta. Os donos dos bancos e do Walmart navegam felizes em seus iates luxuosos pelo mundo. Pegaste uma carona no iate deles, ou és só mais um destes que não enxerga além do proprio nariz e umbigo, e não vê o que acontece na sua volta, em todo o mundo?

      Curtir

Deixe um comentário