Uncategorized

Pronatec Brasil Sem Miséria oferece 7 mil vagas no RS para o mês de Janeiro

Pescado do Jornal ZH

Integrantes de famílias de baixa renda podem se inscrever este mês para aulas em diversas áreas de atuação

Pronatec oferece 7 mil vagas no Rio Grande do Sul Fernando Gomes/Agencia RBS

Quezia Barreto participa de um curso de enfermagem na Capital Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Qualificação profissional rápida e sem custos, a Formação Inicial e Continuada (FIC) é uma boa oportunidade àqueles que, mesmo sem recursos financeiros, querem aproveitar o verão para incrementar o currículo. Parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cursos se destinam a famílias de baixa renda. Para este mês, estão abertas 7.084 vagas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) por todo o Estado.

A idade mínima para participar do programa é de 16 anos. Alguns cursos, no entanto, têm exigências específicas, como idade mínima de 18 anos ou Ensino Médio completo. A duração também varia, de 160 horas a 250 horas. Segundo Roberto Berte, gerente do Núcleo de Educação Profissional do Senac, entre os cursos mais procurados estão os de auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, manicure e pedicure, operador de computador e montador e reparador de computador.

— As chances de empregabilidade aumentam para quem faz o curso, por isso estamos conseguindo lotar as turmas — afirma Berte.

Quezia Hosana Barreto, 19 anos, está fazendo o curso técnico de Enfermagem em Porto Alegre:

— Tinha medo de sermos tratados de forma diferente por não pagarmos, mas os professores são muito atenciosos, além de serem qualificados. Encontrei a profissão que quero seguir.

Informações sobre o programa

_ As FIC’s e os cursos técnicos são modalidades diferentes. As FIC’s iniciarão em janeiro e são de curta duração. Os cursos técnicos são de longa duração e ainda não estão com as inscrições abertas para este ano.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário