O fim de janeiro, nos ultimos anos, tem sido marcado pelo Fórum Social Temático em Porto Alegre. O Fórum Social Tematico é um filho menor do Fórum Social Mundial. Acho que todo o tipo de Fórum é válido, ainda mais quando propicia e provoca o debate, tenha ele o conteúdo que tiver. Participei de cada uma das edições do Fórum Social Mundial que acontec eram em Porto Alegre. Participei também do Fórum Social Temático de 2012. Particularmente, gostaria de ter participado do Fórum Palestina Livre e também do Fórum Social Temático que ocorrerá nos próximos dias. Não pude participar daquele e nem poderei participar deste, por que agendas e tarefas profissinais me impediram de viajar a Porto Alegre. No entanto, sobre este tema do Fórum, extraio do Discurso do Lula em París a parte da fala onde ele cita os Fóruns e a sua visão sobre o papel de ambos, para que possam servir de reflexão aos leitores do Blog, assim como serviram para mim:
“…E eu lembro que, no dia 25 de janeiro, eu era o único presidente da República que podia participar dos dois fóruns: eu fui ao Fórum Social de Porto Alegre, aonde estavam todos os xiitas do Brasil, muitos trotskistas, inclusive os companheiros da França, e fui a Davos, aonde tava a nata do capitalismo mundial, discutindo o fim do Estado e o coroamento do mercado como solução para o problema do planeta terra. E eu nem acreditei no Fórum Social Mundial, em que o Estado era Deus, e nem acreditei em Davos, de que o mercado era Deus. Eu acreditava que a política poderia sobrepor a certeza do economicismo, a certeza do marxismo ou a certeza daqueles que achavam que o mercado era solução pra tudo. E resolvi começar a discutir a necessidade de mudar um pouco a geografia política e econômica…” (Extraído do Discurso de Lula em París. Quem quiser ler o discurso na íntegra, é só clicar aqui)
As vezes a ficha demora a cair, mas ela cai. E no caso deste post também vale a pergunta: “caiu a ficha?” Se ainda não caiu, é bom ler o discurso do Lula na íntegra mesmo. É só clicar no Link acima.
Neste discurso em París, Lula aponta para novas formas de organização mundial, concordemos ou não com elas. E este é o grande debate político a ser feito no presente e no futuro próximo. Fóruns de debates sempre são importantes. Mas há que se ter uma compreensão de mundo que sinalize para a convivência pacífica entre os povos e a correspondente distribuição da riqueza, para que os debates não fiquem só entre as elites dos mais variados matizes, mas que os povos possam opinar.
Luiz Müller
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.