Uncategorized

RS irá sediar a maior formatura coletiva de cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria do País, nesta sexta-feira

Dilma 1Nesta sexta-feira (12), a presidente Dilma Rousseff participará da cerimônia de formatura coletiva de mais de dois mil alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), que integram o Plano Estadual de Qualificação Profissional, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). No evento, que acontecerá em Porto Alegre, no Auditório Araújo Viana (Avenida Osvaldo Aranha, Parque Farroupilha, s/nº), a partir das 10h, também haverá a cerimônia de repactuação do Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema – RS Mais Igual.

As atividades contarão com as presenças da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do governador do Estado, Tarso Genro, do secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, e do chefe da Casa Civil e responsável pelo Programa RS Mais Igual, Carlos Pestana.

Em 2012, o Rio Grande do Sul foi responsável por um terço da qualificação profissional do Brasil, no que se refere aos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria: foram ofertadas 58.090 vagas neste Programa. “Com o Plano Estadual de Qualificação Profissional, onde elaboramos em parceria com diversas entidades um grande mapa estratégico das oportunidades de emprego, também somos o Estado recordista na qualificação de pessoas: mais de 40 mil. Nosso diferencial deve-se ao fortalecimento da integração entre as áreas do trabalho e da assistência social nos municípios, fazendo com que a inclusão produtiva passe a ser um dos alicerces para o desenvolvimento econômico e social”, afirma o secretário Lara.

Neste ano, estão sendo ofertadas mais de 112 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no Estado, sendo que 106.494 vagas são oriundas do Pronatec. Dessas, mais de 94 mil vagas são do Pronatec Brasil Sem Miséria, pactuadas até julho desse ano, sendo que 60 mil já estão em andamento com matrículas e pré-matrículas.

Feirão do Emprego: potencializando a inclusão produtiva

Após a cerimônia de formatura, será realizado o Feirão do Emprego no local com a oferta de mais de duas mil vagas. Estandes com os grupos do setor de supermercados e construção civil estarão captando currículos para recrutamento em suas empresas. Além disso, as três unidades do Sine Móvel, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) estarão realizando a intermediação de mão de obra para essas vagas disponibilizadas, bem como para as vagas de emprego disponíveis nas Agências FGTAS/Sine do Estado.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário