Presidentes da União de Nações Sul-Americanas se reuníram no Suriname, país que recebeu a presidência temporária do grupo
A sétima reunião ordinária de chefes de Estado e de governo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) terminou nesta sexta-feira na capital do Suriname com uma declaração conjunta contrária a qualquer ataque estrangeiro à Síria, à espera da conclusão das investigações das Nações Unidas.
“Aqui no Suriname tentamos contribuir para assegurar que toda a família da Unasul se una”, disse o presidente surinamês, Desiré Delano Bouterse, que assumiu hoje a presidência temporária da Unasul e encerrou a cúpula da qual foi anfitrião.
Bouterse acrescentou que, apesar das “pequenas deficiências” ocorridas durante a cúpula, seu “pequeno país” fez “todo o possível para assegurar uma reunião bem-sucedida”.
Na ampla declaração sobre a Síria, os membros de Unasul expressam seu pesar pela situação e pela perda de vidas humanas, ao mesmo tempo em que condenam qualquer possível intervenção externa incompatível com a Carta das Nações Unidas, assim como o uso de armas químicas em todas suas formas, o que qualificaram de crime de guerra e de lesa-humanidade.
Além disso, exigem a cessação da violência, a interrupção de qualquer provisão de armas por parte de terceiros países, o respeito ao direito internacional humanitário e o início do diálogo entre as partes.
Na saída, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou a reunião, na qual foi realizada uma homenagem ao falecido Hugo Chávez, de “um passo fixado definitivamente para a consolidação” da Unasul, já que se revisaram “muitos temas vitais para a vida” da organização.
Entre outros aspectos, durante a reunião se instruiu aos chanceleres da organização para que, em um prazo de dois meses, apresentem um plano de ação para simplificar o funcionamento interno de Unasul e reforçar sua Secretaria-Geral.
Pescado do Portal TERRA
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Pingback: Cúpula da Unasul termina com declara&cce...
Pingback: Cúpula da Unasul termina com declaração contrária a ataque na Síria | C O O LTURA