Uncategorized

Tereza Campello: Cada formatura do Pronatec é uma vitória para o país

pronatec manausEm Manaus, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ressaltou que a qualificação profissional é fundamental para o avanço do Brasil

Manaus, 21 – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou na terça-feira (20), em Manaus (AM), que as formaturas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria são uma vitória para o país.

“Vocês que fizeram um curso do Pronatec têm que dar continuidade aos estudos, fazer novos cursos, porque o Brasil precisa continuar avançando. Todos vocês fazem parte desse crescimento. Cada formatura do Pronatec é uma vitória. Cada passo que vocês dão também é. E esta não é uma vitórias só de vocês, é também do Brasil”, disse ela.

Leia também:
Pronatec Brasil Sem Miséria qualifica 600 alunos em Manaus

Tereza Campello lembrou que o governo federal tem trabalhado para atender as especificidades das regiões e suprir a carência de mão de obra em áreas como serviço, comércio, indústria e construção civil. “Estamos olhando as diferentes áreas e carências para ajudar o Brasil, ajudar vocês a avançar, crescer, se formar e se qualificar.”

A ministra observou que hoje existe um crescimento da demanda por empregos qualificados e a criação do Pronatec veio em um momento oportuno. “O Brasil precisa aumentar sua produtividade, precisa de mão de obra qualificada. Por isso, a presidenta Dilma criou o Pronatec”, disse ela, lembrando que a marca de 1 milhão de matrículas no programa foi atingida nove meses antes da meta. “O esforço de cada um de vocês comprova que a população quer oportunidades para melhorar de vida e não favores.”

Aldira de Araújo Silva, de 65 anos, é uma dos 600 formandos do programa que receberam os certificados de qualificação profissional em Manaus. Ela fez três cursos do Pronatec: o de auxiliar administrativo, de confeiteiro industrial e de pizzaiolo. Há alguns meses, estava desempregada.

Hoje, faz doces e salgados sob encomenda, mas pretende alçar voos mais altos. “Tenho planos de montar meu negócio, virar empresária e contratar funcionários para trabalhar junto comigo”, ressaltou. Toda semana, garante que recebe alguma encomenda. “Na rua de casa já me cobram ‘cadê o pão, o bolo, os salgados’. Já estou com encomendas para o dia dos namorados. A tendência é só melhorar”, disse, confiante.

Outra aluna que se beneficiou com o programa foi Ana Regina dos Santos Alves, de 19 anos. Ela sempre gostou da área de estética. Quando soube que pelo Pronatec conseguiria fazer o curso de manicure, não perdeu tempo e foi logo fazer sua matrícula. Os resultados não poderiam ser melhores. “Depois que terminei o curso, comecei logo a trabalhar em um salão. Mas eu não queria só isso. Meu sonho era abrir meu próprio negócio. Juntei dinheiro e consegui. Hoje tenho meu salão”, comemora.

Ana Regina não pretende parar. Quer se aprimorar ainda mais e fazer os cursos de cabeleireira e depilação. A ideia é ampliar o negócio. “Hoje trabalho sozinha e consigo atender até oito clientes por dia. O ruim é que às vezes tem tanta demanda que chego a perder em torno de dez clientes. Melhorando o negócio, vou contratar funcionárias para me ajudar.”

Já a formanda Maria das Graças Menezes, de 42 anos, tinha o sonho de trabalhar como camareira. Foi quando descobriu o Pronatec e resolveu ir em busca desse futuro. Realizou os cursos de camareira em meio de hospedagem e supervisão de governança. Logo que concluiu, conseguiu trabalho na área.

“Só tenho a agradecer e pedir que o Pronatec continue porque é uma porta aberta para alcançarmos nossos sonhos. Quem ainda não se qualificou, não deve perder a oportunidade e buscar se aprimorar, buscar um pouco mais para si”, reforçou ela.

Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
http://www.mds.gov.br/saladeimprensa


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário