Mais uma conquista na luta pela igualdade de gênero em busca de mais direitos para as mulheres. De acordo com as Estatísticas de Gênero – Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010(link is external), produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres tiveram o maior aumento real do rendimento médio de todas as fontes, comparando entre os anos de 2000 e 2010, em que o avanço foi de 12,0%.
No mesmo período, foi possível analisar também que a atividade das mulheres no trabalho subiu mais que a dos homens, passando de 79,7% para 75,7% entre os homens e de 50,1% para 54,6% entre as mulheres.
No entanto, as conquistas pela igualdade de gênero precisam avançar mais e os desafios são grandes. O estudo mostra que as desigualdade entre os sexos resiste na patriarcal sociedade brasileira, e as mulheres ainda ganham em média 68% do que os homens recebem.
O relatório revelou também que o crescimento da formalização entre elas, de 51,3% para 57,9%, foi inferior ao dos homens, de 50,0% para 59,2%. Outro dado é que, em 2010, 30,4% das mulheres de 16 anos ou mais não tinham rendimento, frente a 19,4% dos homens.
O IBGE conclui que as mulheres estudam mais, mas têm formação em áreas com menores rendimentos. São também as mais presentes no mercado de trabalho, porém ganham menos e caminham mais lentamente rumo à formalização.
O estudo, que foi feito em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)(link is external) e a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do Ministério do Desenvolvimento Agrário(link is external) (DPMRQ/MDA), também abordou indicadores sobre aspectos populacionais, pessoas com deficiência, habitação, educação, mercado de trabalho e rendimento.
Pescado do Muda Mais
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Pingback: Mais avanços e mais direitos: mulheres t...
Pingback: Mais avanços e mais direitos: mulheres têm maior ganho salarial e trabalham mais, diz IBGE | EVS NOTÍCIAS.
Republicou isso em Alo Presidenta do Brasil.
CurtirCurtir