Uncategorized

Manifestantes marcham pela reforma política no centro de Porto Alegre

 Do 

DSC_9082

Já começaram a pipocar pelo país as manifestações em apoio à reforma política. Nesta 5ª feira (ontem) cerca de 1, 5 mil pessoas, segundo avaliação da Brigada Militar gaúcha, participaram de um ato em defesa da democracia e pela reforma política, em Porto Alegre.

O evento foi uma das primeiras respostas dos movimentos sociais e militantes de esquerda à convocação, lançada pelo PT no fim de semana (na reunião do diretório nacional em Fortaleza, que contou com a presença da presidenta Dilma) para que se deflagrem os atos de apoio em todo o país aos plebiscitos e se acelere o debate sobre a reforma política.

Convocada pela CUT, CPERS/Sindicato e outras entidades sociais, como MST e Federação dos Metalúrgicos gaúchos, a manifestação de ontem em Porto Alegre mostrou o apoio das entidades à presidenta Dilma e às suas propostas para a  reforma política.  Os manifestantes percorreram as ruas centrais da capital gaúcha ao som de marchinhas com paródias também contra a volta do regime militar.

Ato em Curitiba Foto: CUT-RS

No ato estavam presentes cinco deputados petistas. Embora  palavras de ordem de apoio ao governo ou à presidente Dilma não tenham sido claramente entoadas, a manifestação teve o claro objetivo, conforme a convocatória, de fazer um contraponto aos atos da direita que insistem em questionar a legitimidade do governo e do resultado da eleição, devido às denúncias envolvendo a Petrobras. Os presentes defenderam também um projeto de regulamentação da mídia, proposta defendida pelo PT e pelo governo.

Parabéns Porto Alegre! É exatamente de manifestações como essa que estamos precisando. O que queremos, agora, é que elas se espalhem pelo Brasil e aumente de tamanho, volume, frequência e intensidade.

Só assim conseguiremos força para realizar a reforma política tão necessária para o país. E é com o apoio popular que iremos começar o debate sobre a regulamentação da mídia, utilização de plebiscitos e tantos outras alternativas democráticas que hoje são combatidos pelos conservadores e foram transformados em tabu pela mídia e oposição golpistas.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário