O ENGAJAMENTO POLÍTICO DO JORNAL ESTADO DE MINAS, QUE FEZ CAMPANHA EXPLÍCITA PELO SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB-MG), AGORA COBRA SEU PREÇO
Do Diário do Brasil
Nesta quarta-feira, 12 profissionais do jornal foram demitidos.
À revista IMPRENSA, Kerison Lopes, presidente do sindicato dos jornalistas de Minas, afirma que as demissões ocorrem em decorrência da crise financeira enfrentada pela publicação, que vai além dos problemas enfrentados pelos veículos impressos em todo o mundo.
“O jornal passa por uma crise financeira, e uma crise de gestão e credibilidade. Nos últimos tempos, O Estado de Minas adotou uma linha editorial atrelada a um grupo político e acabou perdendo assinantes e, consequentemente, diminuindo sua venda em bancas”, disse ele.
A exemplo do que está ocorrendo com o Washington Post, que colocou à venda sua sede nos Estados Unidos, o Estado de Minas, mais tradicional jornal mineiro, também busca um comprador para o edifício onde está instalada sua redação. Trata-se de um edifício na Avenida Getúlio Vargas, num dos pontos mais valorizados de Belo Horizonte. De acordo com fontes do mercado imobiliário local, o jornal, que pertence aos Diários Associados, estaria pedindo R$ 50 milhões, mas teria ofertas de, no máximo, R$ 30 milhões.
A venda da sede do Estado de Minas é mais um capítulo da crise da mídia impressa. Ontem, o jornal Estado de S. Paulo anunciou uma reestruturação editorial, com o fechamento de diversos cadernos e a demissão de vários jornalistas – 20 profissionais já foram cortados, mas as demissões podem chegar a 50. Assim como o Estadão, o Estado de Minas também enfrenta custos crescentes, queda de circulação e diminuição da receita publicitária. A direção do grupo deve transferir a redação para a sede da TV Alterosa, retransmissora do SBT em Minas Gerais.
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir
Republicou isso em bule13verdee comentado:
Chegou a hora, novas tecnologias, nova era, novas demandas… novas políticas públicas: democratização dos meios de comunicação já e Marco Civil da Internet!
CurtirCurtir
E os outros funcionários serão demitidos?
Não sei se você sabe, mas um jornal é muito mais que uma redação!
CurtirCurtir