O Brasil é referência em saúde no mundo. O SUS é o maior sistema público universal e gratuito para todos. O SUS também é referência mundial em vários tipos de transplantes. E gratuitos para todos. O Brasil também é referência em tratamento contra a AIDS. Tudo pelo SUS. E aí a gente vai olhar na história. E a gente vai ver a digital do Lula e da Dilma ali, ao investir mais do que qualquer outro governo em saúde.
Vai a matéria sobre o tratamento com antiretrovirais
O Brasil já trata todas as pessoas diagnosticadas desde dezembro de 2014. OMS elogia o país por seu pioneirismoNovo protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) vai recomendar o tratamento com antirretrovirais para todas as pessoas com HIV no mundo, assim que forem diagnosticadas, independentemente da carga viral. A medida já é praticada desde dezembro de 2013 pelo Brasil, quando foi lançado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para adultos. O protocolo adotou o “Testar e Tratar” como política de tratamento. O anúncio foi no último domingo (19), em Vancouver, Canadá, durante Congresso Internacional de Aids (IAS).
No anúncio, a OMS menciona o exemplo do Brasil, enfatizando que a adoção do novo protocolo melhorou a saúde das pessoas vivendo com HIV. O acesso precoce ao tratamento não só melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e aids, mas também reduz a transmissão do vírus.
O novo protocolo da OMS prevê, ainda, que a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) seja recomendada como uma opção de terapia adicional para todas as pessoas que integrem populações com risco substancial de serem infectadas pelo HIV (prevalência superior a 3%).
Na mesma sessão em que antecipou alguns pontos do protocolo de HIV, a OMS lançou seu novo guia sobre testagem de HIV. O novo guia estimula a capacitação de membros da comunidade para que possam aplicar o teste de aids e a testagem em organizações comunitárias que tenham acesso mais amplo às populações vulneráveis ao HIV. O Brasil adota as duas medidas no projeto Viva Melhor Sabendo.
O congresso é um dos maiores fóruns científicos no campo de HIV e aids de todo o mundo, e acontece no Canadá até 22 de julho.
Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.