Cunha e oposição apostam em mudança do regimento para driblar STF sobre comissão
Os ataques de Gilmar Mendes a Côrte Suprema, de dentro dela mesma, são de caso pensado, como mostra o Azenha na matéria do Blog VIOMUNDO que reproduzo a seguir:
PS do Viomundo: Como se sabe, Gilmar Mendes arquivou em 2014 investigação sobre crimes financeiros que incluía Eduardo Cunha; derrotado no STF na definição do rito do impeachment, ele deu uma incrível entrevista à rádio Jovem Pan:
Lembra que eu tinha falado do risco de cooptação da Corte? Eu acho que nesse caso isso ocorreu.
Mas isso é ilusório. Porque imagine que diante desse quadro de grave crise de corrupção, nós vamos ficar fazendo artificialismos jurídicos para tentar salvar, colocar um balão de oxigênio em alguém que já tem morte cerebral.
É claro que há todo um projeto de bolivarização da Corte. É evidente que assim como se opera em outros ramos do Estado, também se pretende fazer isso no tribunal e, infelizmente, ontem (quinta) nós demos mostras disso.
Muita gente interpretou a entrevista apenas como desabafo de perdedor. Não foi. É parte de uma nova fase do jogo, a de desmoralizar o STF a partir de dentro do próprio STF. A quem serve isso? A Eduardo Cunha, cujo afastamento do mandato e da presidência da Câmara será decidido… pelo STF. Há muitas outras situações em que a Corte poderá ser instada a interferir no processo do impeachment. Dizer que a Corte tem lado — o de Dilma Rousseff e do PT — é uma forma de chantagear e constranger os ministros a tomarem decisões que sustentem os objetivos de Cunha e do PSDB. No curto prazo são os mesmos, já que o presidente da Câmara conhece como ninguém os macetes do regimento e tem a tropa de choque necessária para impor suas decisões.
O que se tenta, desesperadamente, é compor uma comissão de impeachment majoritariamente comprometida com o enquadramento de Dilma por crime de responsabilidade por conta de pedaladas fiscais. Isso prolongaria o processo de desgaste do governo no ápice da crise econômica. Mesmo que Dilma obtenha os 171 votos necessários para arquivar o processo ainda na Câmara, a instabilidade política continuará contaminando a economia. É puro quanto pior, melhor!
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir
Já passou da hora de o Senado impichar esse sujeito. Cara grotesco, rancoroso e perigoso. Na cidade de Diamantino, todos têm medo dele e de seu irmão.
CurtirCurtir
Pingback: Ataque de Gilmar fortalece tentativa de Cunha e oposição de atropelar STF | Q RIDÃO...
Esse Gilmar ta sujo viu quero ver quem e que nao tem rabo presso com esse desmoralizadora da república e botar este bandido na cadeia junto com beira mar.isto e uua vergonha que nojo esse gilmar e o cunha dar vontade de Vomitar
CurtirCurtir