
Será uma Conspiração? A CEEE pode perder a Concessão da Distribuição de Energia por não cumprimento de obrigações legais do Sócio Majoritário, o Governo do RS. Se isto acontecer, A CEEE perderá a Concessão no fim do ano e as consequências serão duras para o Estado e também para toda a população que é atendida pela CEEE-Distribuidora.
O Governo do Estado, por obrigações de sócio majoritário, tem obrigação de injetar R$ 800 milhões na CEEE Distribuidora este ano. O prazo para a injeção deste valor encerra em uma semana, conforme contrato de concessão das atividades de distribuição de energia elétrica nas regiões sul e sudeste do RS.
Sartori não fará isto. E alegará que não tem dinheiro. Nada impede que o Governo apresente uma proposta para a ANEEL E ao Ministério das Minas e Energia. A Diretoria da CEEE construiu uma proposta neste sentido, encaminhou ao Governado, mas não há nenhum movimento conhecido do Palácio Piratini no sentido d dar andamento.
Caso nada seja feito, a CEEE-D poderá sofrer um processo de intervenção com possibilidade de perda da Concessão de seus serviços.
A CEEE-D também perderá a Concessão caso ao final deste exercício, em 31/12/2017, continuar apresentando deficit nos termos da cláusula de sustentabilidade financeira do Contrato de Concessão.
Caso ocorra a perda da Concessão sobrará da CEEE-D um volume enorme de dívidas! E um brutal desgaste político e econômico para o Estado! Um futuro completamente incerto para funcionários e aposentados! O debate sobre a necessidade do plebiscito para a privatização da Companhia terá sido inútil!
Por conta da possibilidade do Estado perder a CEEE por caminhos “estranhos”, Deputados de várias Bancadas da Assembléia Legislativa encaminharam pedido de Convocação do Presidente da CEEE e do Secretario das Minas e Energia para esclarecimentos sobre o tema:
Nunca esquecendo, que quando Brito, do mesmo PMDB de Sartori, privatizou parte da CEEE, vendeu só a parte mais lucrativa e trouxe todas as dívidas e encargos da Empresa para a CEEE distribuidora, que vinha dando conta destas dívidas e ainda obtendo lucros.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

