Porto Alegre

Estação Mercado tem protesto contra aumento da passagem de trem

Protesto na estação Mercado contra o aumento da tarifa de trem | Foto: Sindicato dos Metroviários

Na próxima segunda-feira (5), às 17h30, acontece uma nova mobilização, também na estação Mercado, contra o aumento da passagem de trem

Do SUL 21

Um ato organizado pelo Sindicato dos Metroviários reuniu dezenas de pessoas na estação Mercado do Trensurb, na capital gaúcha, no fim da tarde desta quinta-feira (1°). Os manifestantes protestam contra o aumento da tarifa que, a partir de sábado (3), passará dos atuais R$ 1,70 par R$ 3,30.

A tarifa do Trensurb não aumentava desde 2008 e agora sofrerá um reajuste de 94% de uma única vez. Em julho do ano passado, a porcentagem especulada para o aumento correspondia a 47%. Em nota, a empresa justifica que o valor é necessário para seguir oferecendo o serviço, tendo chegado ao “seu limite”. O aumento foi aprovado pelos Ministérios das Cidades e do Planejamento.

O Ministério Público Federal de Novo Hamburgo garantiu que irá instaurar inquérito para analisar o aumento.

O deputado federal Marco Maia (PT-RS), que tem base eleitoral em Canoas, na Região Metropolitana, anunciou nesta quinta que apresentará um projeto de lei na Câmara dos Deputados proibindo reajuste de tarifas do transporte coletivo acima da inflação. Ele classificou o aumento do Tresurb como “abusivo”.

Na próxima segunda-feira (5), às 17h30, acontece uma nova mobilização, também na estação Mercado, contra o aumento da passagem de trem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s