Uncategorized

7º Congresso Nacional do PT faz homenagem a Clóvis Ilgenfritz da Silva, histórica liderança, que faleceu neste Sábado (Vídeo)

No vídeo, Raul Pont lembra aos participantes do 7º Congresso do PT o histórico militante de Clovis Ilgenfritz da Silva.Além da militância política era também Arquiteto Profissional. Segue artigo publicado pela Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas sobre Clóvis Igenfritz:

A arquitetura brasileira perdeu, no final da noite deste sábado (23/11), um de seus maiores nomes. O arquiteto e urbanista gaúcho Clóvis Ilgenfritz da Silva escreveu uma história de vida de 80 anos dedicados à democracia, à busca por cidades mais justas e inclusivas. Fundador e ex-presidente do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (Saergs) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), é considerado o pai da Lei de Assistência Técnica de Habitação em Interesse Social (Athis), uma vez que é autor do projeto de lei (Lei 11.888/2008) que implementou a Assistência Técnica para Moradia Econômica (ATME), aprovado no mandato do amigo e colega, o deputado federal Zezéu Ribeiro.

Natural de Ijuí, no Rio Grande do Sul, diplomou-se pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1965. Em 1974, ao lado de um grupo de amigos, fundou o Saergs e assumiu sua presidência, cargo que ocupou até 1983. Capitaneou a criação da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade a qual presidiu entre os anos de 1983 e 1986. Também foi vereador por Porto Alegre e deputado federal. Em 2008, recebeu homenagem especial no 3º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano . Em outubro deste ano, Clóvis Ilgenfritz da Silva foi homenageado com o Colar do IAB durante o Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Porto Alegre.

Em 2016, Clóvis recebeu o Prêmio Juan Torres, honraria concedida pela Federação Pan-Americana de Arquitetos (FPAA),. Foto de Leonardo Echeverria/CAU-BR

Obstinado, foi um homem sem meias palavras e de muitos amigos. Além da perspicácia e do senso de humor, era perseverante, tendo lutado por seus ideais no movimento sindical e na vida política. Foi militante, fundador do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

No 40° ENSA, ao lado de Dilma Rousseff e Olívio Dutra. Foto de Jézica Bruno

Segundo o presidente da FNA, Cicero Alvarez, o falecimento de Clóvis Ilgenfritz da Silva deixa uma lacuna inestimável e uma missão gigante para a categoria. “Foi um homem que dedicou a vida à luta pela habitação social. Deixa como legado seu exemplo de vida e a missão para que sigamos trilhando seu caminho.”. Um exemplo que, em vida, já era seguida pelos colegas, como o arquiteto e urbanista Newton Burmeinster. “A lei de assistência técnica saiu pela perseverança do Clóvis que foi incansável”, recordou.

Em outubro deste ano, Clóvis foi agraciado com o Colar de Ouro do IAB, homenagem recebida pelos filhos durante Congresso de Arquitetos, em Porto Alegre. Foto de Carolina Jardine

O corpo do arquiteto e urbanista Clóvis Ilgenfritz da Silva será velado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre neste domingo (24/11), a partir das 13h e se estende até às 22h. A cremação será no Crematório Saint Hilaire, em Viamão, em cerimônia reservada, entre 8h e 11h de segunda-feira (25).

Foto principal: Gabriela Belnhak / CAU-RS

2 pensamentos sobre “7º Congresso Nacional do PT faz homenagem a Clóvis Ilgenfritz da Silva, histórica liderança, que faleceu neste Sábado (Vídeo)

  1. Pingback: 7º Congresso Nacional do PT faz homenagem a Clóvis Ilgenfritz da Silva, histórica liderança, que faleceu neste Sábado #1 – Poder Intenso – Chapa Majoritária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s