Lula/mídia

Cópias imperfeitas: Estadão, Folha e Globo publicam fake news idênticas contra Lula para alimentar lavajatismo do juiz ladrão

O que Lula disse e… o que a mídia disse que Lula disse

Disse Lula em Entrevista ao El País:

“…Não posso interferir nas decisões de um povo. Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder, e Chávez não? Por que Felipe González pôde ficar 14 anos no poder?

“Não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. Eu fui preso no Brasil. Não sei o que essas pessoas fizeram. Só sei que eu não fiz nada. Na Venezuela espero que se Maduro ganhar [nas eleições regionais e locais realizadas no sábado] se acate o resultado, e se perder também.

O que a mídia Disse que Lula disse: “Em entrevista ao ‘El País’, ex-presidente debocha dos fatos, da memória da população e do regime democrático. Até comparou Daniel Ortega a Angela Merkel” (Estadão, Globo e Folha de Hoje, fazendo um control C – Control V das orientações emanadas da Embaixada Americana pra dar uma turbinada na “nova” Lava Jato do Juiz Ladrão. Só mudaram umas palavras de jornal pra jornal. O que não fizeram foi reproduzir a Entrevista, como deveria ser.

Segue artigo da Revista FÓRUM sobre as serviçais editorias dos Jornalões:

Moro pauta a mídia liberal, que distorce fala de Lula sobre “autoritarismo”

De forma cínica, Estadão, Folha e Globo seguem estratégia de conluio com a Lava Jato para tentar alavancar Moro como “terceira via” e incitar discursos de ódio contra Lula

Lula e Sérgio Moro (Arquivo)

O conluio entre a Lava Jato e a mídia liberal, que por anos buscou destruir a imagem do ex-presidente Lula, é repetido agora pelas famílias que controlam os grandes veículos de comunicação para alavancar a candidatura do escolhido para a “terceira via”: o ex-juiz da força tarefa e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Sergio Moro.

Após o ex-juiz acusar Lula de autoritarismo por uma interpretação de texto distorcida da entrevista do ex-presidente ao El País no domingo (21), o tema virou pauta dos jornalões, que até então haviam ignorado as declarações feitas pelo petista, que foi capa do periódico espanhol após o sucesso de seu giro pela Europa.

De forma cínica, o ex-ministro de Bolsonaro acusou Lula de “flertar com o autoritarismo” ao distorcer uma fala do ex-presidente que relativizava o termo ditadura em algumas usado pela mídia de forma proposital em algumas situações e ignorava em outras.

“Sabe, eu não posso ficar torcendo… por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não? Por que [o ex-presidente da Espanha] Felipe González, aqui, pôde ficar 14 anos? Qual é a lógica?”, disse Lula, após dizer que não se pode “interferindo nas decisões de um povo”, citando a eleição de Daniel Ortega, na Nicarágua. “Eu não sei o que as pessoas fizeram para ser presas. […] Se o Daniel Ortega prendeu a oposição para não disputar a eleição como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado”, disse.

Cinismo nas páginas dos jornais

Repetindo a forma cínica de Moro, o jornal O Estado de S.Paulo colocou a questão em editorial com o título “Lula na melhor forma”.

“Em entrevista ao ‘El País’, ex-presidente debocha dos fatos, da memória da população e do regime democrático. Até comparou Daniel Ortega a Angela Merkel”, diz o jornal, distorcendo fatos para gerar discurso de ódio contra o ex-presidente.

O Estadão ainda distorceu a posição de Lula sobre os protestos em Cuba. O ex-presidente levantou a questão do bloqueio dos EUA e afirmou que atos acontecem em todos os lugares e os políticos devem ouvir os manifestantes.

Para o Estadão, no entanto, “é realmente impressionante a devoção de Lula a um regime violento e opressor”, expondo sua visão canhestra sobre a realidade do bloqueio dos EUA há 60 anos à ilha.

Folha e Globo abordam entrevista com atraso

Após ignorar a entrevista de Lula ao El País no domingo, Folha e O Globo também destacaram o trecho usado por Moro em suas edições desta terça-feira (23).

Para o jornal da família Marinho, Lula citou “período de Merkel na Alemanha e minimiza ditadura na Nicarágua”.

A Folha foi na mesma linha, dizendo que o petista comparou a reeleição de Ortega “em um pleito de fachada” à permanência no poder do latino-americano com a da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, que completou 16 anos à frente do país europeu.

“A relativização de Lula ao regime de Ortega vai na linha da posição do seu partido, que publicou nota celebrando a reeleição do ditador nicaraguense”, diz a Folha sobre a nota que já foi contestada pela executiva nacional do partido.

3 pensamentos sobre “Cópias imperfeitas: Estadão, Folha e Globo publicam fake news idênticas contra Lula para alimentar lavajatismo do juiz ladrão

  1. Começou a guerra das elites do jornalismo atrasado, o do neo liberalismo vencido do Paulo Guedes e da law fare de Sérgio Moro.
    Não desistem, insistem e persistem em não permitir que um digno, respeitado e experiente representante do povo que abriu e abrirá oportunidades para todos, reduzindo, como já o fez, a extrema desigualdade social do país, ocupe o poder.
    Vamos ver!

    Curtido por 1 pessoa

  2. É mais uma vez o PIG tentando fazer sua campanha eleitoral, sua missão reforçando o inconsciente coletivo qto ao preconceito em relação ao Lula , aguerrido o povo contra ele. É lamentável e desonesto a distorção da fala , são oportunistas.

    Curtido por 1 pessoa

    • E tá só começando. Vai se aprofundar. E virá também de mídias que supostamente são “de esquerda”. Ainda hoje, uma destas mídias fez uma matéria dizendo que uma apoiadora do Lula, que é “socialite” , cobra 150 mil pra comparecer a festas vip. Querem colocar a pecha de “elite” no Lula para semear a desconfiança entre os mais pobres.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s