Cultura/Meio Ambiente/Porto Alegre

Em Porto Alegre, Prefeito manda derrubar árvores para erguer monumento ao retrocesso

Enquanto o mundo inteiro discute como preservar e ampliar áreas verdes, florestas e a natureza, Porto Alegre colocou o seu Meio Ambiente e natureza a venda, literalmente. E cortam rapidamente as árvores para substituir por terra, asfalto, estacionamentos e prédios.

A Orla do Guaíba e toda a área no seu entorno foi concedida a Iniciativa privada por 30 anos, sem regras que garantam a preservação. Em alguns casos, pior ainda, a orla foi privatizada para sempre, como no caso do tal “Pontal do Estaleiro”.

Mas o retrato do descaso com o Meio Ambiente e a até a Cultura de Porto Alegre e do Rio Grande, esta no Parque Harmonia, que leva oficialmente o nome de Mauricio Sirotsky Sobrinho.

Sob o argumento de construir uma Roda Gigante, um estacionamento para um Centro de Eventos e até um parque de dinossauros, centenas de árvores que estavam ali na velha Estância foram derrubadas com o aval do Prefeito.

Não haverá mais o Centro de Eventos e muito menos o Acampamento Farroupilha democrático e acessível ao povão.

Sem árvores e com prédios futuristas e estacionamentos vários, o monumento ao retrocesso esta sendo erguido ali nas margens do Guaiba.

Belas maquetes digitais levam significativa parcela do povo a crer que vai ficar mais legal com mega prédios, shopping, sem árvores e com um Acampamento Farroupilha bem menor, estilizado e elitizado onde o povão vai ter que pagar ingressos para entrar.

Nem precisa seguir o artigo. Basta ver as fotos do que era e do que é o Harmonia. Não tem mais lugar pra natureza na Cidade que já foi conhecida por ser uma das mais Arborizadas do mundo.

Triste fim de uma história de desenvolvimento e referência que Porto Alegre já foi na 1ª década do Século 21.

Com Sebastião Melo na Prefeitura, portoalegrenses conjugam o “Futuro do Pretérito” e muitos nem sabem o que é e nem por que.

E pra ficar na memória dos Porto Alegrenses e gaúchos, algumas fotos do que já Foi o Parque Harmonia, já que elas começam a desaparecer até do Google, dando lugar para maquetes virtuais do que dizem que será e em sendo, renderá muito lucro para os donos da tal “Gam3” a empresa que ganhou de graça a concessão de toda a orla por 30 anos.

Parabéns aos envolvidos na Eleição do bolsonarista Melo.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário