Falta uma Assinatura para se concretizar a CPI da CEEE EQUATORIAL. Se os Deputados do PDT assinassem o Pedido de CPI, ela aconteceria. O que diria Brizola numa situação destas?
Energia para toda a população, inclusive em rincões onde ela jamais havia chegado e a preço justo para os gaúchos e gaúchas, fez com que muitas mais indústrias e empregos surgissem no Rio Grande.
A CEEE era o orgulho dos gaúchos até a empresa ser dilacerada, transformada em três e vendida aos pedaços, como o açougue vende a carne de boi.
Em 1997 o então Governador Antônio Brito, do MDB, dilacerou a CEEE em várias partes e entregou duas delas a preço de banana. Surgiram as privadas RGE e AES.
Mas ainda assim, a CEEE-D Pública, seguiu sendo a Distribuidora de Energia com mais Clientes e maior consumo, atendendo grandes Regiões do Estado, muito industrializadas, como a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Privada, a agora CEEE-EQUATORIAL volta a fazer o que fazia a privada Bond&Share: Cobrar muito, investir nada, e deixar o povo no escuro.
Em 3 meses, apagões gerais e apagões localizados deixaram milhares de pessoas sem luz por dias e comércio e indústria tendo prejuízos incalculáveis.
O mais recente deles, a 3 dias, provocou perdas incalculáveis em pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A CPI da CEEE EQUATORIAL é uma forma de por a limpo o que a história já mostrou no passado, de que Serviços como Energia e Água tem que estar nas mãos do Estado e não podem estar a mercê da busca incessante do lucro e da usura.
Espero que os Deputados do PDT respeitem a memória e as Lutas de Leonel Brizola. Por que tá feia a coisa.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Brizola disse, vocês privatizam e eu estatizarei. Monopólios não podem ser privados. Não podemos aceitar uma JBS que está quebrando o pequeno produtor, uma TAM, que usou a influência no governo pra quebrar a maior cooperativa aérea do mundo, a BMG, a CVC, o duopólio Bradesco/Itaú, a…
CurtirCurtido por 1 pessoa
“Os empresários vão fazer na empresa pública o mesmo que na privada”.
–
Não estou lembrado em qual das revistas li esta assertiva, se na Casseta e Planeta ou na Chiclete com Banana.
–
O certo é que, ao darmos uma olhada no que foi privatizado nos últimos 35 anos, teremos que concluir que o autor acertou “na mosca”.
CurtirCurtido por 1 pessoa