Em 2004, a Vida útil permitida para os ônibus circularem em Porto Alegre, era de 9 anos. De lá para cá este prazo de vida útil foi aumentando. Em 2018 por exemplo, a Prefeitura aumentou de 10 para 12 anos a vida útil dos Ônibus e agora em 2024, Melo aumentou para 16 anos. Ou seja, as Empresas de Ônibus precisam investir bem menos na compra de ônibus novos e claro, os velhos ônibus vão ficando cada vez mais desgastados.
E claro, isto tem consequências na vida de quem usa ônibus. Em 2023 encontrei 71 matérias em jornais da capital que reportavam “ônibus quebrados” pelas ruas da cidade. E em dois destes casos, eu próprio estava junto. E isto que até então o prazo de validade não era de 15 ou16 anos, como foi autorizado por Melo e seus cupinchas vereadores.
Sem falar em outros investimentos que pelo Edital as empresas até teriam que fazer. André Augustin, Pesquisador do Observatório das Metrópoles diz que esta “É mais uma piora de qualidade dos serviços. Estes ônibus mais antigos quebram mais frequentemente. Há muita denúncia de usuários sobre ônibus que estragaram em meio à viagem. Além disso, a licitação (de concessão do transporte público, em 2016) previa que todos os ônibus tivessem ar-condicionado, o que nunca se cumpriu. Quanto mais tempo se permite a circulação de ônibus antigos, mais tempo circulam ônibus sem ar-condicionado”
A Prefeitura ao invés de Replanejar e reestruturar o Transporte Coletivo em Porto Alegre, como fizeram outras cidades do Brasil, preferiu seguir a toada de empurrar dinheiro pras empresas privadas via Preço das Passagens e polpudos subsídios que bastariam por si só, para manter a CARRIS como empresa pública e com ela passar a assumir todas as linhas que os empresários dissessem deficitárias.
O que Melo fez, foi o contrário. Entregou a CARRIS pelo preço de um terreno e deu as Linhas da CARRIS pelo preço Simbólico de R$ 1,00 para a empresa Viamão, num estranho leilão que só teve esta empresa como concorrente habilitada.
O objetivo de empresas privadas é o Lucro e não o bem estar da população. No Transporte Coletivo não é diferente.
E nunca esquecendo que antes de entregar a CARRIS pra empresa que representa 70% das menções negativas dos usuários de transporte, Melo acabou com 2.400 cobradores de ônibus e extinguiu várias gratuidades que eram direito adquirido de Professores, Estudantes e aposentados de 60 a 65 anos entre outros direitos, como 2ª passagem gratuita se a viagem fosse realizada dentro de um período determinado.
O que esta por vir já dá pra saber: O Transporte Coletivo vai Piorar em Porto Alegre.
É uma barbaridade e uma vergonha pra cidade de Porto Alegre, que por muitos anos a fio foi considerada a Cidade com o Melhor e mais planejado Transporte Público do Brasil e a CARRIS era a mais antiga e melhor Empresa de Transporte Público do Brasil.
Sem Planejamento nenhum, Melo enfia cada vez mais dinheiro nas empresas de ônibus e deixa morrer a míngua os proprietários dos Taxi Lotação, que também já fizeram parte do então planejadissimo Sistema de Transporte Coletivo de Porto Alegre e que ajudaram a impedir que o transporte aqui virasse a baderna dos ônibus e vãs clandestinas e criminosas que há em São Paulo até hoje.
Acorda Porto Alegre!!!
Não se trata de marchar ao passado, mas aprender com o passado pra dirigir ao futuro.
Porto Alegre pode voltar a ser exemplo nesta e outras áreas, para o Brasil e para o mundo. Mas pra isto Precisa de Gestão da Cidade e não de um vendilhão das coisas e empresas públicas.
No link a seguir, assista o vídeo do ônibus queimando
LEIA MAIS SOBRE O TEMA CLICANDO NOS LINKS A SEGUIR:
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Prefeitos amigos dos empresários fazem o que os caras pedem atendem interesses depois pedem votos para os usuários de ônibus.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É por ai mesmo. Cabe a gente tentar mostrar a verdade pro povo. Procuro fazer isto nos meus artigos, justamente pra dar conteudo pras pessoas esclarecerem a população
CurtirCurtir