Educação/Porto Alegre/Tecnologia

Na Porto Alegre do South Summit, salas de aula de escolas não tem nem ventilador funcionando

Enquanto o prefeito Sebastião Melo (MDB) celebrava a abertura do South Summit em um dos dias mais quentes do ano, escolas da rede municipal viviam um dia insalubre: a “capital da inovação” tem salas de aula sem ventiladores e apresenta outros problemas que expõem precárias condições para combater o mal-estar térmico. Os 37.4ºC de temperatura registrados em Porto Alegre se transformaram em um índice de calor de 47ºC às 15h30 na estação meteorológica da Vila Ipiranga – a medição considera também a umidade do ar.

Antes do temporal chegar, o mesmo calorão que fez desmaiar gente no South Summit também provocou mal-estar em escolas municipais. Mas um abismo separa os dois contextos: as maravilhas da inovação tão aplaudidas no Cais Mauá ainda não chegaram na rede da prefeitura, e a precariedade da infraestrutura não dá conta de dias como ontem. Reportagem do MATINAL apresenta relatos de professores sobre como a comunidade escolar sofre com temperaturas extremas.

Professores ouvidos pela Matinal descreveram situações “insustentáveis”, que vem se repetindo ao longo do verão. Em comum, relatos de salas com poucos ou nenhum ventilador e problemas elétricos que mantêm ainda mais distante a perspectiva de ter aparelhos de ar-condicionado.

Além disso, a agitação dos estudantes, situações de mal estar e estratégias improvisadas para lidar com o calor tornam mais difíceis as tarefas de lecionar e aprender. “É bastante cansativo estimular crianças a realizarem tarefas quando se sabe que elas não estão fisicamente bem para isso”, lamentou um professor.

Para seguir lendo a matéria no MATINAL, clique no link:

https://matinal.us13.list-manage.com/track/click?u=b84a68faa843d07faf5e48aee&id=4d09c0f741&e=bfcb3c91a6


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 pensamentos sobre “Na Porto Alegre do South Summit, salas de aula de escolas não tem nem ventilador funcionando

  1. E é exatamente por isso que o South Summit é muito importante para alavancar a economia da cidade gerando novas atividades, atraindo novos empreendimentos e assim poder ter recursos para fazer frente as suas necessidades.

    Curtir

    • Pura ilusão. Ali são só mega fundos da área da tecnologia comprando projetos inovadores pra serem desenvolvidos fora. Os mais revolucionários projetos recebem recursos, mas quantos são de Porto Alegre e/ou ficarão aqui? Tu sabes? E quanto a Prefeitura gastou? A conta compensa? Tô curioso. Embora tu devas ter visto que o foco do meu artigo não era este, mas questionar o foco da gestão. Como tu vais alavancar a economia com tecnologias que precisam basicamente de energia e ela cai a toda hora e a perspectiva pros 7 próximos anos é só piorar, Pelo edital, artigo 14, a empresa compradora devolverá a empresa CEEE ao Estado se não conseguir cumprir as entregas. Sem pagar nada de volta pro Estado. A CEEE fatura 3 bi por anos. Eles investiram em 2 anos 1,2 bi segundo eles mesmos. Vão faturar muito e depois vão devolver a empresa. Baita tecnologia.

      Curtir

Deixe um comentário