
Em contundente Carta aos Vereadores e aos cidadãos porto alegrenses, a ASTEC- Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre reiteram o Documento Manifestação aos Porto Alegrenses sobre o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre, lançado por um amplo grupo de técnicos, em 13 de maio de 2024 .
A ASTEC em sua Carta reitera também a necessidade de que técnicos sejam ouvidos quando da tomada de decisões sobre legislação e decisão do Prefeito, corroboradas pelos Vereadores sem conhecimento técnico, como foi por exemplo, a liquidação do DEP – Depto de Águas e Esgotos, que era responsável pelo Sistema. Esta atribuição foi repassada ao DMAE, sem que técnicos e trabalhadores suficientes fossem contratados por esta autarquia para dar conta da manutenção do Sistema e tampouco o Prefeito e o DMAE ouviram os constantes avisos e recomendações destes técnicos.
Reproduzo a seguir na íntegra a Carta da ASTEC. E que os Vereadores, que tem a obrigação de fiscalizar o Executivo e não de passar pano e aprovar qualquer coisa vinda dele, cumpram seu papel, e não como fizeram até agora.
Segue a Integra da Nota:
CARTA ABERTA AOS VEREADORES E À POPULAÇÃO DE PORTO ALEGRE
Neste momento em que a sociedade gaúcha está submetida a uma tragédia sem precedentes que atinge a todos, a Astec vem a público solidarizar-se com a população atingida.
Também chamamos a atenção dos Srs. Vereadores de Porto Alegre e demais gestores públicos para o fato de que não se agride a natureza impunemente, com flexibilização da legislação ambiental e outras facilidades oferecidas a determinados segmentos socioeconômicos da sociedade que disso se Aproveitam.
A alteração criminosa dos códigos florestais, o desrespeito ao Estatuto da Cidade e a descaracterização dos planos diretores das cidades cobram um preço que, como estamos vendo, é alto. Acrescidos a isto, o sucateamento e a precarização das estruturas públicas só potencializam catástrofes como a que estamos vivendo.
No caso específico de Porto Alegre, reiteramos o teor do documento Manifestação aos Porto Alegrenses sobre o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre, lançado por um amplo grupo de técnicos, em 13 de maio de 2024 – alguns vinculados à prefeitura da capital e outros não. É um documento de alto rigor técnico, que espelha a realidade desse sistema, e extremamente oportuno quando detalha uma série de ações necessárias para sua reparação e manutenção do sistema.
Ao mesmo tempo, repudiamos veementemente uma série de agressões pessoais dirigidas aos seus signatários, o que de fato atinge a todos os técnicos que assinaram tal documento, bem como a todos os que com ele concordam, ainda que não o tenham assinado. Essas agressões, vindas especialmente de representantes políticos da extrema-direita na capital e, inclusive, de alguns que tiveram voz de comando dentro da prefeitura nos últimos anos, visam meramente desfocar a discussão do que precisa ser feito, assim procurando um desvio para as suas óbvias responsabilidades sobre o que foi feito e, Principalmente, sobre o que não feito em relação ao Sistema de Proteção Contra Inundações.
Chamamos a atenção, ainda, que, quando ignoram e desvalorizam o conhecimento técnico amealhado pelos servidores de carreira da prefeitura, esses mesmos representantes buscam utilizar-se de terceiros nem sempre preparados na gestão da coisa pública.
É necessário e urgente que a população, mas principalmente os gestores públicos, levem a sério
os efeitos das mudanças climáticas no planeta, e que sejam revistos os procedimentos equivocados. Nesse sentido, é necessário que o conhecimento técnico seja reincorporado às gestões e, especialmente, dos seus servidores de carreira, que são os que verdadeiramente carregam, ao longo dos anos, a experiência e o conhecimento necessários ao bom desempenho dos serviços. Sem esse cuidado, sem o devido respeito a quem deve recebê-lo, estamos condenando a cidade à repetição de tais catástrofes!
Porto Alegre, 07 de junho de 2024.
Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (Astec)
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
