Meio Ambiente/Rio Grande do Sul

70 ANOS DA UNIÃO PROTETORA DA NATUREZA (Por Darci Zanini)

Lá se vão 70 anos de lutas pela causa ambiental que começou em 1955, quando Henrique Luiz Roessler criou a União Protetora da Natureza, um exemplo seguido por Mário Fonseca na AGAPAN, por Carlos Aveline na UPAN, sendo determinante para a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, em 1979, do COMITESINOS em 1988, o primeiro do país, da SEMMAM em 1989.

Ou seja, Henrique Luiz Roessler foi um homem à frente do seu tempo, talvez seja o personagem gaúcho que mais tenha contribuído ao nosso país com seus relevantes serviços prestados, haja vista, que foi aqui em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, que iniciou a luta combativa pela causa do meio ambiente no Brasil.

Roessler foi um grande visionário, pois, em pleno dia primeiro de janeiro de 1955, juntamente com um punhado de abnegados pelo rio dos Sinos realizou o ato de criação da União Protetora da Natureza, a UPN, primeira entidade da causa ambientalista do país e de cunho combativo.

A herança que Roessler legou para o Brasil pode ser sintetizada no Juramento de Proteção à Natureza, ainda hoje tão válido como na época que ele próprio o formulou, no ano de 1953, o qual vem a ser uma grande contribuição da UPN a causa da luta ecológica no Brasil.

Aliás, a luta de Roessler no cuidado da natureza também teve grande contribuição no surgimento de mais tarde, dos primeiros órgãos municipais de proteção ambiental no RS, cuja atuação repercutiu Brasil afora, inclusive na criação em 1981, do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA. Por isso, 2025 deverá um ano inteiro de celebração do seu legado. Salve os 70 anos da UPN! Salve Roessler!

Darci Zanini
Presidente da Associação Roessler

São Leopoldo, Parque Imperatriz, 02 de janeiro de 2025


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário