energia/Meio Ambiente/PETROBRAS

Muito além do Petróleo: Petrobras inicia maior projeto de energia eólica offshore da história do RJ

Parque eólico offshore com turbinas no mar e frase 3D destacada com logotipo da Petrobras abaixo.

Desde o 1° Governo Lula, a Petrobras tem dedicado parte dos recursos obtidos com o Petróleo para aplicar em Energias Alternativas limpas como a Energia Eólica e também Biocombustíveis com a transformação da Refinaria de Rio Grande, no RS, em Bio Refinaria.

Estudos geofísicos e geotécnicos vão definir área marítima com potencial para gerar energia eólica limpa e consolidar a transição energética da Petrobras

Petrobras abriu em junho de 2025 duas licitações estratégicas . Eles têm como objetivo avaliar áreas com potencial para usinas eólicas offshore na costa do Rio de Janeiro .

Com essa ação, a Petrobras reforça, de forma estratégica, sua visão de longo prazo. Ela prioriza a diversificação energética com foco em sustentabilidade e eficiência operacional .

A empresa busca, ao mesmo tempo, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e ampliar sua atuação em fontes limpas , como a eólica offshore.

As duas licitações abertas neste mês são, sem dúvida, um marco técnico e simbólico . Eles marcaram o início da construção de um novo capítulo energético no litoral brasileiro.

Especialistas apontam que essa estruturação, feita com planejamento e rigor, pode posicionar a Petrobras entre os líderes de energia limpa na América do Sul .

Com Informações de CLIC PETRÓLEO E GAS


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um pensamento sobre “Muito além do Petróleo: Petrobras inicia maior projeto de energia eólica offshore da história do RJ

  1. Olha, penso que é uma iniciativa muito boa da Petrobraś em produzir energia não poluente (até certo ponto). Tenho visto artigos que alerta acerca do alto nível de ruído destas turbinas eólicas., que podem afetar, inclusive, a vida marinha (como se já não bastasse a quantidade de plásticos que inundam os oceânicos, apesar da narrativa que alguns países reciclam 100% o seu lixo… Não nos esqueçamos do “Rei do Lixo” tupiniquim…Sugiro que assistam este vídeo: https://youtu.be/AWSzXvQrbGc?si=Zj9eKKPbn0PFngkM

    Curtir

Deixe um comentário