
Evento ocorrerá na quarta-feira, dia 19, as 14 horas, na Câmara de Vereadores e vai debater a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e o fim da escala 6×1.
O Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul será placo para um importante debate sobre um tema de grande interesse dos trabalhadores e trabalhadoras: a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e o fim da escala 6×1.
Paim é autor da proposta de emenda à Constituição que estabelece a redução da jornada semanal para 36 horas, sem diminuição de salários (PEC 148/2015). Segundo Paim, a proposta reflete a necessidade de adaptação das leis trabalhistas diante do avanço tecnológico.
Segundo o senador “a redução da jornada de trabalho é um debate que está acontecendo em todo o mundo, devido à sua urgência. Nos países que já estão aplicando jornada reduzida até de quatro dias por semana, melhorou muito a vida das pessoas e a própria produtividade. O Brasil não ficará fora dessa discussão”.
“A redução da jornada vai beneficiar dezenas de milhões de brasileiros que, hoje, vivem exaustos em uma jornada 6×1, trabalham direto seis dias e descansam um. Temos, agora, a oportunidade de escrever mais uma página de justiça na história do nosso país: justiça social. O Brasil precisa, o povo brasileiro merece redução de jornada sem redução de salário. Essa vai ser uma conquista de todos. Todos ganharão com essa proposta” — afirma o senador.
A PEC 148/2015 está tramitando na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado e tem a relatoria do senador Rogério Carvalho do PT/SE.
Hoje, a lei permite uma jornada de até 44 horas semanais, com apenas um dia de descanso, sobrecarregando a saúde física e mental dos trabalhadores.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.