
A Eve, subsidiária da Embraer, realizou o primeiro voo não tripulado de seu protótipo em escala real de eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), conhecido como “carro voador”.
O teste ocorreu em Gavião Peixoto (SP) e validou sistemas essenciais, como arquitetura da aeronave, controles fly-by-wire e propulsão elétrica.
Aproveitando os 56 anos de expertise da Embraer em aviação, a Eve desenvolveu este eVTOL para até quatro passageiros mais piloto, com autonomia de 100 km.
Com quase 3.000 intenções de compra (valendo bilhões de dólares), o projeto atraiu investimentos do BNDES e posiciona o Brasil na vanguarda da mobilidade aérea urbana (UAM).
A produção em Taubaté (SP) reforça o polo aeroespacial do Vale do Paraíba, gerando empregos qualificados e fortalecendo a cadeia de fornecedores nacional.
Esse marco impulsiona a economia brasileira: diversifica a Embraer, atrai investimentos estrangeiros e cria milhares de empregos.
O mercado global de UAM pode valer dezenas de bilhões, com foco em aviação de baixo carbono.
Para cidades como São Paulo e Rio, o eVTOL promete reduzir congestionamentos, tempos de viagem e emissões de CO₂, promovendo mobilidade sustentável.Rumo ao FuturoCom certificação prevista para 2027 (pela ANAC, FAA e EASA) e operações comerciais no horizonte, o “carro voador” da Eve é um orgulho nacional.
Ele demonstra a capacidade brasileira de inovar em alta tecnologia, gerando riqueza e liderança global em um setor revolucionário. O Brasil voa mais alto!
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.