democracia/Movimentos sociais

Obrigado Frei Sérgio Görgen!! Tu te vais, mas deixa pra nós a tua sabedoria e a luta pela Soberania, Democracia e Justiça Social

Frei Sérgio Görgen morreu entre os Seus, os Pequenos Agricultores, no Assentamento da Reforma Agrária em Hulha Negra.

“Frei Sérgio Görgen Frade franciscano, escritor e intelectual orgânico das causas populares, Frei Sérgio foi mais do que um dirigente; foi um pastor que escolheu o “cheiro das ovelhas” e o barro das trincheiras. Sua partida deixa um vazio imenso na luta social brasileira, mas seu legado de soberania alimentar e dignidade camponesa permanece vivo em cada semente crioula plantada neste solo”.”, diz a nota do Movimento dos Pequenos Agricultores. (Leia na íntegra, clicando no link)

Eu já conhecia o Frei Sérgio e sua trajetória de militância no fim de 2017, quando ele e o Isnar e a Sarai vieram me procurar para construir um instrumento de Comunicação capaz de produzir conteúdo para Rádios e Redes Sociais, na época, principalmente o Facebook.

Lutador Social, Dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores, Frei Sérgio já havia sido inclusive Deputado Estadual (1999-2002). Na época não concorreu a reeleição, por entender que era necessária a renovação permanente de lideranças nos Movimentos. Esta foi uma das principais razões da simpatia que eu tinha por ele e pelas quais aceitei o desafio de Construir o que viria a ser a REDE SOBERANIA.

Frei Sérgio tinha muita clareza de que o PT, os Movimentos Sociais e a Esquerda a época, precisavam avançar no tema da comunicação. E claro, tinha razão.

No inicio de 2018 a Rede Soberania foi fundamental na Cobertura ao Vivo da Caravana da Cidadania de Lula pelo Rio Grande do Sul, transmitindo ao vivo, quase 24 horas por dia pelo Facebook e por streaming de web rádio que eram compartilhados e/ou reproduzidos por dezenas de Rádios e Páginas Brasil afora.

Mais fundamental ainda foi a Rede Soberania durante os dias que antecederam o criminoso julgamento de Lula no TRF-4. Com um Estúdio improvisado no Escritório do Deputado Paulo Pimenta, produzimos conteúdos diários ao vivo e gravados, que foram reproduzidos em mais de 300 Rádios Comunitárias Brasil Afora e pelo Facebook da Rede Soberania, que a época, em alguns programas chegava a mais milhões de visualizações e milhões de acessos nos streamings de Rádio.

Foi pela Rede Soberania que as Principais Lideranças do PT e dos Movimentos Sociais se comunicavam com a Militância em todo o Brasil.

Frei Sérgio também foi fundamental no Nascimento do BRASIL DE FATO RS, outro Instrumento Fundamental de Comunicação, neste caso de conteúdo escrito, com a ótica da da Classe Trabalhadora, lançado em julho de 2018 e que segue informando e formando lideranças e formadores de opinião.

Desde aqueles dias conturbados na Defesa de Lula até os dias de hoje, seguimos militando juntos. Me ensinou a ter um pouco mais de paciência e fé na Militância e esperança de que cedo ou tarde, ergueremos o mundo sem explorados e sem exploradores, pelo qual sempre lutamos.

Como sempre disse o Frei Sérgio: “Esperançar é o Verbo que seguimos Conjugando”, agora iluminados por mais uma cintilante estrela no Céu.

Obrigado Frei Sérgio.

Atos de despedida nesta terça-feira, a tarde, inicialmente no Assentamento Conquista da Fronteira e após no Salão Paroquial de Candiota (RS), com missa a ser celebrada pelo Bispo Dom Frei Cleonir Dal Bosco as 19h.

Na quarta-feira (04/02) as despedidas serão realizados no Convento São Boaventura, no distrito de Daltro Filho, em Imigrante (RS). O sepultamento está previsto para as 16h no cemitério dos freis, no próprio convento.

Frei Sérgio Görgen é autor e coautor de diversos livros, a maioria focada em temáticas sociais, agrárias e políticas, como a luta dos camponeses, o agronegócio e a análise de conjuntura. 

Principais Livros e Temas

  • “Uma Foice Longe da Terra”: Este livro, frequentemente coordenado ou de autoria de Frei Sérgio, aborda a repressão aos sem-terra e questões relacionadas à concentração de terras.
  • “Trincheiras da Resistência Camponesa”: Lançado em 2017, este livro aborda as lutas dos movimentos sociais do campo contra o pacto de poder do agronegócio.
  • “Para Fazer Análise de Conjuntura”: Uma publicação que ganhou uma segunda edição em formato e-book, focada em métodos e reflexões para a análise política e social.
  • “Novos Desafios da Agricultura Camponesa”: Uma obra que discute os rumos e desafios enfrentados pelos pequenos agricultores no Brasil.
  • “O Massacre da Fazenda Santa Elmira”: Este livro relata eventos específicos de conflitos agrários.
  • “Depressão: informações e terapias naturais para prevenir, cuidar e superar”: Um livro mais recente, de 2023, escrito em coautoria com Frei Wilson Zanata, que aborda saúde mental e terapias naturais. 

Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário