PT

ADELI PRESIDENTE – CARTA DO SADY JACQUES

Reproduzo abaixo carta de Sady Jacques – Mmbro do Movimento Nacional

Adeli, Eu e o Eduardo(meu filho)

Software Livre acerca do PED – Processo de Eleições Diretas – Faço minhas as palavras dele, embora eu esteja entre aqueles em 1980 fundamos o Partido dos Trabalhadores. O Sady expressa na carta a mesma garra que tivemos em 1980 ou há 17 anos atrás e expressa também a necessecidade de mudar o PT para continuarmos avançando na implementação do nosso projeto de construir uma sociedade melhor e um Brasil cada vez mais soberano. Adeli é nosso candidato a Presidente do PT Porto Alegre.

A carta do Sady:
Companheir@s:

Quando entrei no partido, há dezessete anos atrás, tinha recém começado uma militância política através do movimento sindical de base. Havia feito meus cinco anos iniciais em escola pública e os seis anos finais em colégio marista, o Rosário. Até então, minha formação era fortemente humanista, embora minhas convicções agnósticas não me fizessem muito “santo”…

Preocupado com a maior parte da população do mundo, não sabia direito o que fazer com isso e, diante do jovem dilema de ser pai, procurava estudar e encontrar trabalho. O destino e minhas competências me levaram até a Procergs, onde iniciei carreira como programador ao mesmo tempo em que participava da primeira greve histórica, de 37 dias de paralisação. A vitória dos trabalhadores me fez perceber a importância de unificar e lutar, em torno de uma causa.

Logo a seguir, o ingresso no PT “organizou” minhas idéias e orientou a minha ação. Eu passara a ter um norte, ter estratégia e tática política e… ter companheiros e companheiras, muitos deles, para construir uma nova história. Foi assim que levamos o Sindppd-RS ao seus melhores momentos históricos; foi assim que animamos o Coletivo Sindical de Cultura da CUT-RS; foi assim que fundamos com companheiros e companheiras, o Núcleo das Caravanas, o Núcleo da Procergs e o Setorial de TI do PT-RS; foi assim que ajudamos a criar o Projeto Software Livre Brasil.

Entre as muitas figuras que compuseram um forte conjunto de referência, constavam Olívio Dutra, MIguel Rossetto, Raul Pont, Adão Villaverde, Paulo Ferreira, Tarso Genro… e o incansável – à época Secretário Geral do Partido – Adeli Sell.

Adeli era, desde então, um sujeito obstinado; pé-de-boi, percorria os quatro cantos do Estado, fazendo da organização e emancipação política uma profissão de fé. Eram raros os chamados que não atendia e invariavelmente articulava os incontáveis grupos, correntes e visões em torno do grande Projeto de construção de um novo Brasil, este que começamos a experimentar com Lula.

O Partido cresceu, de lá para cá. Muito evoluiu e muito se perdeu, num claro processo de massificação pouco ordenada. A formação não deu conta do recado e os mais de um milhão e trezentos mil filiados espalhados pelo país extendem a desigualdade social que representam, na política que mal entendem…

Alguns profetas do apocalipse e quase todos os cientistas políticos são unânimes em afirmar que este processo de degeneração de um partido e seus princípios é universal e inexorável… Cabe ao PT exortar a sua estrela e reinventar-se, pois somos aquilo no que acreditamos, aquilo que nos move por paixão – e ela só reaparecerá de um novo encantamento.

Podemos ser diferentes e fazer a diferença, mais uma vez. Podemos acreditar em nós como um grande coletivo, com suas diferenças e autonomias, mas capazes de respeitá-las de modo a incluí-las na construção generosa de uma nova sociedade para a maior parte. Adeli é um desses sujeitos que sabe disso; que acredita profundamente nisso; que fará o que estiver ao seu alcance para que alcancemos isso. Venha conosco e nos ajude a construir um novo tempo no PT, nos ajude a chegar lá!

Saudações petistas,

Sady.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s