Uncategorized

Tucano Arida vê PIB forte demais e pede demissões

: É isso mesmo: segundo o economista Persio Arida, ex-presidente do Banco Central e do BNDES no governo FHC, a economia brasileira está crescendo acima do seu potencial e deveria ser freada imediatamente; ele sugere uma taxa de desemprego entre 6,5% e 7%, o que significaria atirar na rua da amargura milhões de brasileiros; curiosamente, Arida é sócio do banco de investimentos BTG Pactual, de André Esteves, que foi um dos que mais cresceram na era Lula e Dilma; será que André dirá um “cala a boca, Persio!”Pescado do Brasil 247

247 – O banqueiro André Esteves, sócio do BTG Pactual, banco de investimento que prosperou na era Lula e Dilma, deveria aconselhar o economista Persio Arida, número dois na instituição financeira, a ser mais prudente em suas declarações.

Neste sábado, o jornal Estado de S. Paulo publica um breve depoimento de Arida sobre o crescimento de 1,5% (6% anualizados) da economia no segundo trimestre deste ano – o que surpreendeu analistas pessimistas, como o próprio Arida, que vinham apontando um cenário de estagnação.

Sem meias palavras, Arida demonstrou inconformismo com o crescimento forte do PIB. Segundo ele, a “economia brasileira está sobreaquecida, aquecida demais em relação ao seu potencial.” Além disso, ao dizer que o Brasil vive hoje uma situação “maior que o pleno emprego”, ele sugeriu que o governo promova a recessão para que as empresas demitam trabalhadores. Segundo ele, a taxa de desemprego está baixa para a realidade do País e deveria ser entre 6,5% e 7%. “Essa seria a nossa Nairu”, disse, referindo-se à sigla em inglês que significa taxa de desemprego que não acelera a inflação.

Elevar a taxa de desemprego da casa de 5% para 7%, como deseja Arida, significaria colocar na rua da amargura milhões de brasileiros, mas é exatamente isso que ele propõe.

O economista falou durante um congresso promovido pela BM&FBovespa em Campos do Jordão (SP). No evento, ele também criticou a correção do salário mínimo e a Taxa de Juros de Longo Prazo, do BNDES. Curiosamente, no governo FHC, além de presidente do Banco Central, ele comandou o BNDES.

Neste sábado, quem falou no evento da BM&F Bovespa foi Gustavo Franco, outro economista tucano, que previu grandes turbulências em 2014.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Um pensamento sobre “Tucano Arida vê PIB forte demais e pede demissões

  1. É Difícil qdo a mídia se transforma em empresas a serviço de seus proprietários, os quais fazem parte do poder econômico top no País. Na verdade, eles têm medo q de repente, alguém do Pt resolva tirar um pouco deles para dar aos pobres, como se isso fosse possível sem uma ditadura militar, e, essa preocupação os deixa em pânico. Por ex. Auxílio a redes como Record, etc. Não querem concorrência. Querem 100% de audiência. Têm medo q o,PT crescendo possa mudar no congresso esse poder da mídia!

    Curtir

Deixe um comentário