Uncategorized

Brasil condena Israel por ofensiva em Gaza e retira embaixador

Ministério das Relações Exteriores considera inaceitável ofensiva contra a Faixa de Gaza. Hamas já sinalizou pedido de trégua para as tropas de Israel

19jul2014---familiares-de-palestinos-mortos-pelos-ataques-israelenses-a-faixa-de-gaza-velam-o-corpo-de-seus-parentes-desde-o-inicio-da-ofensiva-em-gaza-no-ultimo-dia-8-de-julho-pelo-menos-300-1405766787417_1920x1080Familiares palestinos velam parentes mortos durante ofensiva do Exército Israelense(foto)

O governo brasileiro condenou nesta quarta-feira (23) a ofensiva de Israel em Gaza, reiterou sua chamada a um cessar-fogo e chamou para consultas o embaixador do país em Tel Aviv, informaram fontes oficiais. O Ministério das Relações Exteriores, em comunicado, considerou “inaceitável a escalada de violência entre Israel e Palestina” e condenou “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza”.

Este foi o segundo comunicado oficial do governo sobre o conflito desde que Israel lançou há duas semanas uma ofensiva contra o Hamas em Gaza. Nos 16 dias que duram as hostilidades, pelo menos 655 palestinos e 35 israelenses perderam a vida e há registros de 4,3 mil feridos. O grupo palestino já se manifestou pedindo uma trégua na região para negociar os termos de paz.

Veja a íntegra da nota:

Ministério das Relações Exteriores Assessoria de Imprensa do Gabinete

Nota nº 168 23 de julho de 2014
Conflito entre Israel e Palestina

O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças.

O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes.

Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje.

Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s