Uncategorized

Por que sou Contra a Redução da Maioridade Penal

A contradição explicita na foto

A contradição explicita na foto

“No Brasil, os adolescentes são hoje mais vítimas do que autores de atos de violência. Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida. Repito: APENAS 0,013% DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS COMETEU ATOS CONTRA A VIDA.” (Extrato do Artigo de Jean Wyllys, que reproduzo abaixo)
Por Jean Wyllys em sua página no Facebook

Na foto abaixo [tirada em manifestação convocada pela Polícia Militar do DF em favor da redução ou fim da maioridade penal, com apoio dos políticos mais abjetos das câmaras federal e distrital], nessa foto, o registro das contradições de uma nação onde tudo parece que é ainda construção, mas já é ruína – o registro da infância dos mortos por uma maioria egoísta, desumana e aversa à reflexão honesta.


Sim, eu sei que a exposição e a manipulação – em programas sensacionalistas de tevê – de casos em que crianças e/ou adolescentes pobres (sobretudo, pretos e pardos) aparecem como perpetradores de crimes contra a propriedade privada (principalmente) e contra a vida geram medo e sensação de insegurança na maioria das pessoas. Sei disso. Mas medo e sensação de insegurança não correspondem à verdade dos fatos e, por isso, não são bons conselheiros em se tratando de política. Por isso, vamos aos dados incontestes [dados são da UNICEF, Fundo da ONU para a Infância e a Adolescência]:
1) No Brasil, os adolescentes são hoje mais vítimas do que autores de atos de violência. Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida. Repito: APENAS 0,013% DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS COMETEU ATOS CONTRA A VIDA.

2) Na verdade, são eles, os adolescentes, que estão sendo assassinados sistematicamente. O Brasil é o segundo país no mundo em número absoluto de homicídios de adolescentes, atrás da Nigéria – ESTAMOS ATRÁS DA NIGÉRIA NO RANKING DE ASSASSINATOS DE ADOLESCENTES. Hoje, os homicídios já representam 36,5% das causas de morte, por fatores externos, de adolescentes no País, enquanto para a população total correspondem a 4,8%.bMais de 33 mil brasileiros entre 12 e 18 anos foram assassinados entre 2006 e 2012. Se as condições atuais prevaleceram, outros 42 mil adolescentes poderão ser vítimas de homicídio entre 2013 e 2019 – TRATA-SE DA INSTITUIÇÃO DA PENA DE MORTE NO VÁCUO DA LEGALIDADE!

3) Os adolescentes vítimas têm cor, classe social e endereço. Em sua grande maioria, são meninos negros, pobres, que vivem nas periferias das grandes cidades – TRATA-SE DE GESTÃO DA POBREZA MEDIANTE O EXTERMÍNIO E O ENCARCERAMENTO.

Por isso, repito minha posição, mesmo que ela gere ataques e/ou insultos por parte de racistas, reacionários, fascistas ou mesmo por parte de pessoas decentes manipuladas, em seu medo e sensação de insegurança, por canalhas e oportunistas hipócritas da política e da mídia (afinal, estes nunca esperam que se aplique a lei quando se tratar de infrações cometidas por seus filhos e filhas adolescentes ou por adolescentes de sua classe social, né?):

SOU CONTRA A REDUÇÃO OU O FIM DA MAIORIDADE PENAL! Primeiro porque esta está em desacordo com o que foi estabelecido em tratados internacionais de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário; com o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente e com o que está na Constituição Federal. Segundo porque essa se trata de uma decisão que, além de não resolver o problema da violência que gera medo e sensação de insegurança, condenará à prisão e/ou à morte uma população de adolescentes a partir de pressupostos equivocados.

 

2 pensamentos sobre “Por que sou Contra a Redução da Maioridade Penal

  1. Pingback: Eduardo Cunha quer transformar Tramontina em Industria Bélica e que churrasqueiros peçam “porte de arma” | Luizmuller's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s