Uncategorized

Espanha emite ordem de detenção contra Netanyahu

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e outros seis ex e atuais ministros poderão ser detidos se entrarem na Espanha, depois de o Tribunal espanhol ter ordenado um mandado de detenção. A decisão judicial foi motivada pelas ações israelense durante os ataques à Flotilha da Liberdade em 2010.

Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu

O juiz espanhol do Tribunal Nacional Jose de la Mata ordenou à polícia e à guarda civil informá-lo se Netanyahu ou seis outros altos funcionários entrarem no país, uma vez que o Tribunal pode abrir um processo contra eles.
Junto com Netanyahu, as outras seis pessoas são: o ex-ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman, o ex-ministro da Defesa Ehud Barak, o ex-ministro de Assuntos Estratégicos Moshe Yaalon, o ex-ministro do Interior Eli Yishai, o ministro sem pasta Benny Begin e o vice-almirante Maron Eliezer, que era responsável na altura pela operação das Forças de Defesa israelenses.

O caso, que fora congelado pelo juiz espanhol no ano passado, foi iniciado contra os responsáveis israelenses na sequência do ataque das Forças de Defesa de Israel (IDF) contra a chamada Flotilha da Liberdade em 2010.

Ele refere-se especificamente ao principal navio civil, o Mavi Marmara, parte da frota de seis navios que tentou romper o bloqueio israelense de Gaza para entregar ajuda humanitária.

Quando o navio se aproximou da costa de Gaza, os militares da IDF assaltaram o navio em um ataque que deixou 10 ativistas mortos.

A comunidade internacional acusou Israel da violação do direito internacional por causa das ações do IDF durante o incidente. A recente decisão do tribunal espanhol significa que Netanyahu, junto com os outros seis altos funcionários israelenses, podem ser acusados.

Do SPUTNIK NEWS

3 pensamentos sobre “Espanha emite ordem de detenção contra Netanyahu

  1. Pingback: Espanha emite ordem de detenção contra Netanyahu | Q RIDÃO...

  2. Quem são os terroristas?
    Terroristas são aqueles que espalham o terror? Quem começou o negócio?
    Então, quem são os terroristas?

    Com meus cumprimentos, este esquerdopata de patas quadrúpedes, sujas e desacreditadas, como um dos membros altamente profissional do LinkedIn me definiu:

    “Espanha emite ordem de detenção contra Netanyahu” – quem de fato responde a quê?

    #MoralistasSemMoral

    Curtir

  3. Pingback: #Espanha emite ordem de detenção contra Netanyahu | DVH Advogados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s