Por Ricardo Lodi, do Justificando
E a decisão do juiz Sérgio Moro, que decretou-lhe a prisão, não traz nenhum fato posterior à perda do mandato, reportando-se a situações que já eram do conhecimento da Corte Maior. E presumiu o magistrado que tais condutas devem continuar existindo. Mas isso não passa de uma convicção pessoal sem que seja apontado qualquer fato que o justifique.
Assim, mais uma vez se usam apenas os indícios de materialidade e autoria para justificar prisão cautelar na República de Curitiba.
Afinal, ao contrário do que sustenta a decisão, esta medida é sim excepcional, o que se mantém mesmo diante da chamada corrupção endêmica. Nos ensina Agamben [filósofo italiano] que os direitos fundamentais devem ser respeitados mesmo diante de situações de crise, sob pena de instaurarmos o Estado de Exceção Permanente.
Não sou especialista na matéria, mas não preciso ser para me convencer de que estamos diante de mais um caso de abuso das prisões cautelares, o que fragiliza o Estado de Direito e os direitos de todos os brasileiros.
E a conclusão não pode ser diferente por ser Eduardo Cunha o atingido. São nesses casos, em que aqueles que não temos qualquer apreço tem seus direitos fundamentais violados, que é feito o teste do nosso compromisso com a inviolabilidade das garantias constitucionais.
Ricardo Lodi Ribeiro é professor da Faculdade de Direito da UERJ.
Comentário do Blogueiro: O que aconteceu de novo para que Moro atropelasse até mesmo o seu próprio prazo de 10 dias, dado a Cunha para se pronunciar? Nada de novo com o Cunha. Mas duas pesquisas, a do VOX POPULI e a da CNT/MDA mostram Lula a frente de qualquer candidato, e crescendo. Este resultado surpreendeu a tal ponto a burguesia que João Roberto Marinho expressou seu desagrado em uma reunião pública: “ Depois de tantas matérias negativas, esse petista além de cair ainda cresce”, disse ele. Ou seja, Moro foi instado a criar um mais um factoide para que a mídia possa tentar vender a ideia da imparcialidade da Lava Jato. Para tanto destroem a cada dia o Estado de Direito.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Republicou isso em Gustavo Hortae comentado:
#22 – HÁ ALGO PIOR DO QUE UMA NAÇÃO QUE SE ESQUECE OU QUE É FEITA ESQUECER-SE?
> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/10/20/22-ha-algo-pior-do-que-uma-nacao-que-se-esquece-ou-que-e-feita-esquecer-se/
CurtirCurtir
Pior do que isso é que dá a impressão de limpar o caminho para a prisão do Lula. Mostrando-se imparcial com a prisão de Cunha pode também prender Lula.
CurtirCurtir