Greve/Rio Grande do Sul

Dia Nacional de Greve terá paralisações e protestos contra políticas do governo Temer também no Rio Grande do Sul

ato11novembro

Do RS URGENTE

A Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, sindicatos, movimentos sociais e estudantis promovem nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul, uma série de atos e paralisações dentro do dia nacional de greve que as centrais sindicais convocaram em todo o país contra as políticas de retiradas de direitos e de congelamento de investimentos em serviços públicos essenciais, anunciadas pelo governo de Michel Temer. Entre elas, estão a Reforma da Previdência, a precarização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a ampliação total da terceirização, a PEC 55 que congela os investimentos em áreas como saúde e educação por até 20 anos (aprovada como PEC 241 na Câmara dos Deputados), a MP 746, que reforma o ensino médio, o PL 190/15 (“escola com mordaça”) e a mudança do regime de exploração do pré-sal.

“Será um dia marcado por greves de categorias em campanhas salariais, paralisações e solidariedade às manifestações de trabalhadores do transporte coletivo. Vamos realizar uma grande manifestação democrática contra a retirada de direitos, em defesa das ocupações dos estudantes, a favor da democracia”, diz Claudir Nespolo, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT-RS). Além das paralisações e atos, será realizada uma audiência pública às 15 horas, no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa gaúcha, proposta pelo deputado Adão Villaverde (PT) para debater os impactos da PEC 55 e da MP 746. Mais tarde, às 18 horas, ocorrerá um ato na Esquina Democrática, seguido de uma caminhada pelas ruas do centro de Porto Alegre.

Atos no interior do estado

Pelo interior do estado, estão programas manifestações nas seguintes cidades:

Bento Gonçalves – A partir das 8 horas, em frente a Via Del Vino, na rua Tietê, 278, Imigrante.

Cruz Alta – Às 10h30, ato conjunto na Praça da Matriz, Centro, seguido de caminhada.

Ijuí – Às 17 horas, ato na Praça da República, Centro, e durante a semana Vigília na Praça.

Novo Hamburgo – Após mobilização na porta de fábricas, às 9 horas, metalúrgicos se encontram com professores municipais de Novo Hamburgo na Praça Central e realizam ato.

Passo Fundo – Às 8h30, concentração na Praça Tochetto (Avenida Brasil), com posterior caminhada até o INSS, Fórum e Catedral e encerramento na Praça em frente à Catedral.

Pelotas – Pela madrugada, piquetes nas garagens de ônibus; às 12 h, ato dos servidores da saúde; e às 17h, caminhada com estudantes.

Santa Cruz do Sul – Às 10h, aula pública na Praça Central, após caminhada; às 19h, ato na UNISC.

Santa Rosa – Às 10 horas, ato público no Parcão de Santa Rosa.

Policiais civis farão paralisação de 24 horas

O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS (Ugeirm) convocou uma paralisação de 24 horas nesta sexta contra o parcelamento de salários promovido pelo governo Sartori e também contra a detenção de presos nas delegacias. Os policiais civis começarão a paralisação a partir das 8 horas em frente à 3ª DPPA de Porto Alegre, onde vários presos continuam detidos ilegalmente. Segundo a Ugeirm, lá será realizado um protesto, mostrando para a população as condições de trabalho que os policiais têm enfrentado. “A própria vida dos policiais tem sido colocada em risco, ao ter que cuidar de presos encarcerados em condições inadequadas, sem equipamentos e executando funções que não são suas. Tudo isso com salários parcelados e sem dinheiro nem mesmo para pagar suas contas mais elementares”, denuncia o sindicato.

Atividades do Cpers

O Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers Sindicato) orientou as direções de seus núcleos para que organizem e participem das atividades de mobilização e paralisação nesta sexta-feira. A direção do sindicato sugeriu que os educadores realizem ações em suas regiões para conscientizar a população sobre as consequências dos projetos do governo Temer. Os núcleos 38 e 39 do CPERS deverão realizar atividades em Porto Alegre. Às 13h30min, o Cpers fará uma concentração em frente à Reitoria da UFRGS para sair em caminhada em direção da Assembleia Legislativa, onde participará da audiência pública marcada para as 15h. Às 18h, os professores participarão do ato na Esquina Democrática.

(*) Publicado originalmente no Sul21.

4 pensamentos sobre “Dia Nacional de Greve terá paralisações e protestos contra políticas do governo Temer também no Rio Grande do Sul

  1. Pingback: Dia Nacional de Greve terá paralisações e protestos contra políticas do governo Temer também no Rio Grande do Sul — Luíz Müller Blog | ALÔ BRASIL

  2. “E o povo ainda se distrai. E o povo ainda se destrói!
    Todos rirem, esperando o natal!

    Que todos se fodam!!

    É MERDA PRA TODO LADO! SEM PUDOR, SEM ESCRÚPULOS, SEM VERGONHA ALGUMA
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/09/e-merda-pra-todo-lado-sem-pudo-sem-escrupulos-sem-vergonha-alguma/

    “…AINDA NÃO ATINGIU VOCÊS, NÉ NÃO? ESQUENTA NÃO, SEU DIA CHEGARÁ. MUITO ANTES DO QUE VOCÊ IMAGINA, BEM ANTES DO QUE VOCÊ PENSA. DE UM LADO OU DE OUTRO! …

    … É HELICÓPTERO CARREGADO DE COCA PRA TODO LADO, É METRO CHEIO DE GRANA PARA BOLSOS CONHECIDOS, É DINHEIRO DE FURNAS A CORRER PARA OS COFRES PRIVADOS JÁ DENUNCIADOS, É DINHEIRO NA SUÍÇA, É DINHEIRO NAS ILHAS CAIMÃS, É DINHEIRO NA PUTAQUEOPARIU, É APARTAMENTO EM PARIS, É APARTAMENTO EM NOVA IORQUE, É TRIPLEX EM PARATI, É DÍVIDA ESPETACULAR EM SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS, PROSTITUIÇÃO NA ELITE, DROGAS, SURUBAS DE TODA NATUREZA. É MUITA MERDA, É MERDA PRA TODO LADO.

  3. E NA BUNADA, DINHA? > SONEGAÇÃO DE GRANDES EMPRESÁRIOS E MILIONÁRIOS PASSA DE R$ 900 BILHÕES — Luíz Müller Blog
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/10/e-na-bunada-dinha-sonegacao-de-grandes-empresarios-e-milionarios-passa-de-r-900-bilhoes-luiz-muller-blog/

    “E o povo ainda se distrai. E o povo ainda se destrói!
    Todos rirem, esperando o natal!

    Que todos se fodam!!

    É MERDA PRA TODO LADO! SEM PUDOR, SEM ESCRÚPULOS, SEM VERGONHA ALGUMA

  4. Pingback: Dia Nacional de Greve terá paralisações e protestos contra políticas do governo Temer também no Rio Grande do Sul | Luíz Müller Blog | BRASIL S.A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s