Uncategorized

Enquanto isso, na novela da retomada, vendas no comércio caem de novo

POR  no TIJOLAÇO

Comércio

Enquanto Henrique Meirelles grava vídeos para o Facebook dizendo que o país está voltando a crescer, alguém precisa avisar ao IBGE para dar um “jeito” em suas pesquisas que mostram o contrário.

Hoje, o Instituto revela que comércio varejista registrou queda também no segundo mês do ano de 2017 :  -0,2% para o volume de vendas, em relação a janeiro de 2017, na série ajustada sazonalmente.

“Em relação a fevereiro de 2016, o varejo nacional recuou 3,2%, em termos de volume de vendas, vigésima terceira taxa negativa consecutiva nessa comparação. Assim, o comércio varejista acumulou redução de 2,2% nos dois primeiros meses de 2017 e taxa acumulada nos últimos 12 meses de -5,4%. “

Pode até haver um pequeno espasmo em março, com a entrada do dinheiro da liberação do FGTS que escape do pagamento de dívidas, mas nada que venha a ser significativo, porque o país continua parado e o desemprego crescente.

A realidade vai desmoralizando todos os profetas do “crescimento espontâneo”. O Valor publica que a média apurada junto a 21 economistas e instituições financeiras, era de avanço de 0,5% para fevereiro. O número do IBGE  frustra também a expectativa registrada  em pesquisa da Reuters de alta de 0,4 por cento.

Não vende por que não há dinheiro. Esta história é igual aquela de dizer que a inflação cair as custas de milhões de empregos e recessão, é vitória.

Um pensamento sobre “Enquanto isso, na novela da retomada, vendas no comércio caem de novo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s