política/Uncategorized

Um olhar sobre a efervescente conjuntura nacional (Por Benedito Tadeu César)

BorgesDo Facebook do Professor Benedito Tadeu César

Pessoal, tenho a impressão que o Temer não cairá. O tsunami já passou e ele não foi levado. Os empresários e todos os demais golpistas não colocarão em risco suas reformas. Temer está sendo extremamente útil para eles.
Os empresários da JBS, como todos os demais investigados, querem livrar suas peles e se safar com a grana que desviaram.
Assim como denunciam Lula sem provas, apenas para satisfazer a gana da república de Curitiba, agora acusaram com provas o Temer e, com isso, se safam.
A coisa vazou por iniciativa do próprio Joesley que percebeu que se ele não vazasse, a história não viria à público e ele continuaria sob pressão, e a Globo, sabendo que poderia ser furada por outra rede, deu a notícia. O tom catastrófico dos jornalistas e leitores de notícias da rede bobo, que eu pensei num primeiro momento que fosse prenúncio de um golpe no golpe, era de terror por perceberem que a (própria) casa podia ter começado a cair. Eles já reverteram a situação. Temer fica.
O grande medo, parece-me, é que Lula volte. Se houver antecipação de eleições eles sabem que Lula vence. Eles sabem também que se tensionarem demais, tirando Temer e convocando eleições indiretas, mantendo o calendário eleitoral normal, só estarão criando condições para a rearticulação do PT e o fortalecimento de Lula para a disputa de 2018. Portanto, é melhor manter Temer. A indignação popular, eles sabem, se não for alimentada pela grande mídia, tem fôlego curto.
De qualquer modo, minha avaliação é a de que eles se enfraqueceram e continuarão a se enfraquecer. As forças democráticas e as esquerdas democráticas, PT inclusive, saíram das cordas e, se souberem se articular e agregar forças em uma grande frente, poderão começar a criar as condições para uma grande virada em 2018.
Temos que continuar pressionando e nos rearticulando. Temos que disputar a opinião pública e reorganizar os movimentos sociais. Só isso garantirá a realização das eleições em 2018 e, depois, o exercício do governo, caso Lula ou alguém do campo democrático social conquiste pelo voto popular a Presidência da República.

Um pensamento sobre “Um olhar sobre a efervescente conjuntura nacional (Por Benedito Tadeu César)

  1. Pingback: O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s