Do SUL 21

No final da manhã desta quinta-feira (24), o Governo do Estado do RS e a Brigada Militar, com a mediação de oficiais de justiça, alinhavaram acordo com representantes do MLB para a desocupação pacífica da Ocupação Lanceiros Negros Vivem. A ocupação persiste desde o início de julho no antigo prédio do Hotel Açores, na Rua dos Andradas.
Após 4h de uma negociação que também envolveu representantes da FASC, Defensoria Pública e Comissão de Direitos Humanos da AL chegou-se a um acordo. Diferentemente do último dia 14 de junho, o governo esteve representado por seu líder na Assembleia Legislativa Gabriel Souza, que ajudou a encontrar uma solução para o impasse.
Segundo o MLB, o acordo é de que todos serão cadastrados pela Fasc para que recebam aluguel social da Prefeitura por um período de 6 meses. Representantes do movimento irão visitar em breve um espaço que pertence a BM junto ao Centro Vida e que servirá de abrigo temporário para as famílias até que recebam o aluguel social.
Posteriormente, ainda pelo acordo, será montada uma mesa de negociações entre representantes do MLB e do poder público para que seja encontrada uma solução definitiva para as famílias. Esta pode incluir unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida ou a cessão de terrenos para a construção de moradias por parte das famílias.