Educação

Fim do FIES: Governo fecha portas das Universidades para os filhos da Classe média assalariada no RS e no Brasil

No Rio Grande do Sul universidades como PUC,UNISINOS,UPF,UNISC E UNIFRA abandonam o programa, o que de fato inviabiliza acesso a milhares de jovens cujas famílias não tem dinheiro para pagar as mensalidades
Depois de reduzir muito o número de vagas no PROUNI para filhos de trabalhadores, Governo limita acesso de filhos da Classe Média Assalariada nas universidades. Este blogueiro já tinha denunciado o que agora acontece no artigo 
O FIES, Financiamento Estudantil, era uma possibilidade de acesso a universidade aos filhos da Classe média Assalariada, não alcançada pelo PROUNI, por ter renda acima. Pois as novas regras sancionadas pelo Governo golpista são tão violentas que as próprias universidades privadas estão abandonando o programa. No Rio Grande do Sul universidades como PUC,UNISINOS,UPF,UNISC E UNIFRA já abandonaram o programa, o que de fato inviabiliza acesso a milhares de jovens cujas famílias não tem dinheiro para pagar as mensalidades. E se outras razões não houvesse, só o fato de ter acabado a carência de três anos para inicio dos pagamentos após a formatura, já seria impeditivo para muita gente. O jovem quando se forma, não consegue imediatamente colocação e precisa se estruturar. Por isto tinha a “carência”, ou seja, prazo de tempo antes de começar a pagar as prestações. Agora não tem mais. E se o jovem começar e chegar a terminar o curso, muitos acabarão inadimplentes. E aí as Universidades não querem nem arriscar. E o resultado são muitos filhos da Classe Média Assalariada fora da Universidade. Universidade volta a ser coisa dos Filhos da Elite no Brasil. 
A lição para a Classe Média Assalariada, que por assalariada depende de seu salário, é que mesmo se achando, ela nunca foi elite. Ela é Classe Trabalhadora e como tal, precisa se unir aos que lutam contra o golpe m marcha no Brasil. Toda esta perseguição ao Lula não é por causa de corrupção. A Perseguição ao Lula é por que ele abriu as portas das Universidades e de outros direitos a quem antes não tinha este direito. E isto a verdadeira elite, a que vive de renda e dividendos, paga poucos impostos e os que deveria pagar ainda sonega, não tolera. A tal “elite” brasileira acha que direitos inscritos na constituição de 1988 são só privilégios seus. Veja o que diz o Deputado Pepe Vargas em seu Facebook:

Além da instituição de Caxias, PUC, Unisinos, UPF, Unisc e Unifra também já confirmaram que não oferecerão o financiamento estudantil.

Descontentes com as novas regras, as principais instituições privadas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul já anunciaram que não vão aderir ao novo FIES, lançado pelo governo golpista. A UCS é uma delas. “Chegamos à conclusão de que esse modelo não serve para as nossas instituições. É um engodo a proposta do governo” afirmou o reitor Evaldo Kuiava. 

A votação da MP 785, que acabou com o FIES, teve a participação de três deputados da região da Serra Gaúcha. O deputado Mauro Pereira, do batalhão de choque de Temer, ajudou a enterrar o programa. Pepe Vargas e Assis Melo votaram contra.

Além da instituição de Caxias, PUC, Unisinos, UPF, Unisc e Unifra também já confirmaram que não oferecerão o financiamento estudantil.

FIES

Jornal O Pioneiro de Caxias publicou o que ainda esta escondido pela maioria da Grande Mídia apoiadora do golpe contra o povo

FIES

Além de reduzir muito o número de vagas, as vagas ofertadas são um engodo

A lição para a Classe Média Assalariada, que por assalariada depende de seu salário, é que mesmo se achando, ela nunca foi elite. Ela é Classe Trabalhadora e como tal, precisa se unir aos que lutam contra o golpe m marcha no Brasil. Toda esta perseguição ao Lula não é por causa de corrupção. A Perseguição ao Lula é por que ele abriu as portas das Universidades e de outros direitos a quem antes não tinha este direito. E isto a verdadeira elite, a que vive de renda e dividendos, paga poucos impostos e os que deveria pagar ainda sonega, não tolera. A tal “elite” brasileira acha que direitos inscritos na constituição de 1988 são só privilégios seus.

6 pensamentos sobre “Fim do FIES: Governo fecha portas das Universidades para os filhos da Classe média assalariada no RS e no Brasil

  1. Pingback: Fim do FIES: Governo fecha portas das Universidades para os filhos da Classe média assalariada no RS e no Brasil – Luíz Müller Blog | O LADO ESCURO DA LUA

  2. Republicou isso em Gustavo Hortae comentado:
    Contra o entreguismo. Pelo Brasil primeiro! Requião convoca os brasileiros à luta pela soberania.
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2018/02/07/contra-o-entreguismo-pelo-brasil-primeiro-requiao-convoca-os-brasileiros-a-luta-pela-soberania/

    …CONTRA O ENTREGUISMO. PELO BRASIL PRIMEIRO! REQUIÃO CONVOCA OS BRASILEIROS À LUTA PELA SOBERANIA.

    7 de fevereiro de 2018

    Na primeira sessão do Senado de 2018, nesta segunda-feira (5), o senador Roberto analisou a realidade do país hoje, mostrou a falácia da cobertura da mídia, que revela uma visão distorcida dos fatos, e convocou os brasileiros à batalha pela reconquista da soberania nacional, a estar com do lado da Pátria, do Povo, ou se arrepender.

    O senador divulgou ainda um texto do professor Maurício Abdala, da Universidade Federal do Espírito Santo, publicado no jornal “Le Monde Diplomatique”, que mostra quem são e como agem os donos do poder.

    Brasileiros, tomemos consciência: na luta final pela soberania, só tememos a desonra

    Há tempo que a ciência e os fatos da vida comprovam que nada é por acaso.

    No entanto, embora a ideia medieval da abiogênese, a “geração espontânea”, seja a representação paradigmática daqueles tempos trevosos, ainda hoje a proposição do espontaneísmo resiste e é amplamente aceita, quando se trata da política ou mesmo …

    Curtir

  3. O cerne do programa mau dimensionado por governos anteriores é que se preocupou apenas com os benefícios sem os devidos lastros de sustentação, buscando votos em troca, agora a situação é da falta de recursos para a efetivação dessas e outras perdulárias e inconsequentes ações ideológicas demagógicas populistas. Cadê os bilhões desviados da Petrobras, Passadilma, Friboi e Grandes Empreiteiras, e doações destinadas a diversos “países amigos” do foro de São Paulo ?
    Além dessa pagaremos por mais diversas contas : privilégios de toda ordem, foro privilegiado e descaso com a saúde e segurança pública.

    Curtir

    • Caro cidadão você não entendeu porque MiShell Temer derrubou Dilma.
      Porque não podia esperar 2018???
      Ora, Temer, Jucá e Aécio precisavam escapar da cadeia. Um grande acordo nacional, com STF com tudo para estancar a investigação da Lavajato.
      Mishell e sua Máfia Eterna roubaram nossas reservas e colocaram a culpa no pt.
      #temersociodocunha
      #temerdonodopetrolao
      #aeciodonodamafia
      #malasdedinheirodoTemer

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s