Uncategorized

As capas de jornal, as charges e o melhor discurso sobre a prisão de Lula — blog da kikacastro

 

Hoje é um daqueles dias em que eu me vejo na obrigação de ver como estão as primeiras páginas dos jornais do Brasil. Porque é daqueles dias que entram para a História, que serão estudados futuramente pelo meu filho na escola. Lembram o que escrevi no dia 16 de fevereiro? Que estamos caminhando para a volta da ditadura militar no Brasil? Naquele post, contei 10 passos preocupantes. De lá pra cá, outros tantos ocorreram:

1- Marielle Franco foi executada no Rio da intervenção militar

2- Sua memória foi difamada por uma desembargadora e um deputado federal impunemente

3- Um general do Exército dá declarações absurdas (que até a “Folha” viu como perigosas) e não recebe qualquer punição pelo presidente da República

4- O STF decide contra um habeas corpus sem antes votar as ações diretas de inconstitucionalidade que dizem respeito diretamente ao mesmo assunto, e atropela a Constituição Federal – algo que até o Reinaldo Azevedo, que praticamente cunhou o termo “petralha”, admite que aconteceu

5- Um juiz de primeira instância, Sergio Moro, determina a prisão de um ex-presidente da República contrariando o acórdão da segunda instância que previa que a prisão só poderia ocorrer depois de esgotados todos os embargos naquela instância

Já estamos em plena ditadura, meus amigos. Porque o Estado Democrático de Direito foi ferido, a Constituição foi rasgada, e todos nós estamos sujeitos a ter nossa presunção de inocência substituída, arbitrariamente, por presunção de culpa. Ninguém está acima da lei, mas ninguém deveria estar abaixo dela também – como sabiamente disse um senador que voltarei a citar mais abaixo.

Ao ver as capas dos jornais de hoje, não me surpreendi: todas completamente acríticas, como era de se esperar de uma imprensa que tem contribuído com o golpe desde que ele se instalou no Brasil, em 2016. Aí estão algumas delas:

 

Ainda bem que temos chargistas, que expressam muito melhor a dramaticidade do que o Brasil vive do que meros capistas e editores de jornal:

 

aroeira4Mas quem melhor falou sobre tudo o que aconteceu nos últimos dias foi o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná. Vale a pena ver o discurso que ele fez hoje no Senado na íntegra, em todos os seus 13 minutos:

Destaco a parte que ele fala pouco depois dos 11 minutos: “Daqui a pouco a Justiça será feita pelo guarda da esquina.” Meu pai, que viveu aqueles períodos sangrentos e extremamente corruptos de 1964 a 1985, sempre me disse que a pior ditadura é a do guardinha da esquina. E eles já estão se achando, como bem mostra esta notícia.

Agora é ver os próximos capítulos deste pobre país chamado Brasil. Para os gringos, que estão de olho em nós, o caos em que o Brasil foi mergulhado nesta semana deve levar ao crescimento de Jair Bolsonaro no cenário político. É mole ou quer mais?

Boa noite e boa sorte! via As capas de jornal, as charges e o melhor discurso sobre a prisão de Lula — blog da kikacastro

Um pensamento sobre “As capas de jornal, as charges e o melhor discurso sobre a prisão de Lula — blog da kikacastro

  1. O caos inicia com Joaquim Barbosa s seu nefasto “domínio do fato”, auxiliado pela omissão e complacência dos covardes do STF. JOAQUIM BARBOSA, não esqueçamos desse nefasto nome.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s