Uncategorized

Putin: Rússia deve reagir ao surgimento de defesa antimíssil perto de suas fronteiras

Sistema da defesa antimíssil THAAD

A Rússia se vê forçada a reagir ao avanço da infraestrutura da OTAN e ao surgimento de elementos do sistema antimísseis dos EUA perto de suas fronteiras, afirmou nesta quarta-feira (22) o presidente russo, Vladimir Putin, depois das conversações com seu homólogo finlandês, Sauli Niinisto.

Ao responder à pergunta de uma jornalista finlandesa, o líder russo assinalou que a infraestrutura militar da aliança está se aproximando das fronteiras russas. Além disso, vem aumentado o número de equipamentos bélicos da OTAN, bem como seu contingente e o número de manobras militares efetuadas perto das fronteiras da Rússia.

“Claro, nós devemos olhar para o que se passa lá, reforçar a nossa infraestrutura. Devemos reagir ao fato de que perto de nossas fronteiras têm surgido elementos do sistema de defesa antimíssil norte-americano”, assinalou Putin, acrescentando que os referidos sistemas podem ser utilizados pelos EUA inclusive para realizar lançamentos de mísseis de médio alcance.

Entretanto, Vladimir Putin assinalou que a Rússia está pronta para discutir sobre os voos de aviões militares com a OTAN, contudo, é a Aliança Atlântica que vem recusando a proposta.

“Saudamos a proposta do presidente finlandês sobre a redução de quaisquer tensões, isso inclui os voos da aviação militar”, declarou.

De acordo com ele, as regras da Organização da Aviação Civil Internacional não abrangem as questões da aviação militar.

“Estamos prontos para discuti-lo com nossos parceiros da OTAN, mas eles têm recusado essa proposta. Acho que não é uma posição construtiva, esperamos que ela mude”, frisou o líder russo.O presidente falou também sobre aspetos econômicos nas relações entre a Europa e a Rússia. De acordo com ele, a Rússia é o melhor fornecedor de gás para a economia europeia.

“Levando em conta as proporções [de gás] que a Rússia tem fornecido à Europa e a distância entre as fontes deste gás, entre as jazidas e os pontos de entrega, a Rússia é o melhor fornecedor [de gás] para a economia europeia”, ressaltou.

Putin também disse estar esperando que Washington perceba a falta de perspectivas da política de sanções, e que então a Rússia e os EUA poderão passar a colaborar em regime normal.

Da SPUTNIK NEWS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s