SAÚDE

Governo congela repasses ao SUS enquanto abre mão de bilhões de impostos em favor dos Planos Privados

Como são esses descontos? A possibilidade de o paciente abater parte da mensalidade do Plano privado no IR é a principal formade canalizar dinheiro para seguradoras e operadoras. Em 2015, esse valor foi de R$ 11,6 bilhões ou 36% do total. E o pior é que estes Planos de Saúde Privados só atendem custos menores. Quando se trata de transplantes, doenças como AIDs e outras, cujos custos são mais caros, as operadora privadas encaminham para…o SUS.  Os dados são do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas.

Outra forma indireta de destinar verba ao setor privado é permitir que empresas abatam no IR uma parte dos gastos com os planos que oferecem a seus funcionários: foram R$ 4,5 bilhões em 2015, ou 14% do montante.

Não dá para esquecer no entanto, que a maioria da população brasileira não trabalha num emprego formal “no chão da fábrica”, mas em empregos informais e muitas vezes precários e por isto mesmo também não tem dinheiro para pagar planos de saúde privados e depende integralmente da saúde pública. Assim também os que pagam planos de saúde, por mais caros que sejam, quando se trata de procedimentos e tratamentos mais caros, são encaminhados pelos próprios planos de saúde para o SUS, como já escrvemos maisa acima.

O problema é que boa parte da população tem a idéia de que ao pagar um Plano Privado, o governo não tem participação, quando na verdade a isenção do IR até determinados, e significativos valores, para Planos de saúde, é na verdade o Governo abrindo mão de arrecadação que poderia ser destinada a saúde pública para que aquele determinado individuo que esta “abatendo a prestação do Plano do Imposto de Renda” possa ter atendimento melhor que muitos outros.

impostos saúde

No InfoGráfico a média de isenções de tributos que o Governo abre mão todos os anos apenas na área da saúde, enriquecendo fabricantes de remédios e planos de saúde. E Bolsonaro quer aprofundar mais ainda o enriquecimento dos Planos privados de Saúde, propondo criar “planos privados populares de saúde”, que são na verdade uma forma dos Planso ganaharem dinheiro até com quem não teria como pagá-los. E por estes que nem teriam como pagá-los os pagariam? Por que o SUS, com seus recursos congelados por 20 anos como estão, ficará cada vez pior e a tendência será as pessoas cairem na conversa fácil de que a Saúde privada atende melhor. Mas a tal “Saúde Privada” é mantida com dinheiro público, como é possível ver no gráfico acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s