Uncategorized

Greve dos professores no Rio Grande do Sul esta se transformando na maior da história

Apesar de não ter ganhado projeção nacional ainda, a greve dos professores do Rio do Sul já bate números das anteriores, contabilizando mais de 1.500 escolas paralisadas.

Da Revsita Fórum

Greve se espalhou rapidamente da Capital para o interior do Estado. Já há paralisação de quase 2 mil escolas Foto: Reprodução / CPERS

Professores do Rio Grande do Sul estão protagonizando uma das maiores greves dos últimos anos no estado. Há cinco anos eles recebem seus salários parcelados e viram suas condições de trabalho serem ainda mais precarizadas sob o governo de Eduardo Leite (PSDB-RS).

Nessa semana, uma thread de Luiz Damasceno viralizou depois de expor a paralisação: “Quem tem contrato emergencial não pode tirar mais de 15 dias de atestado em licença-saúde ou é demitido. Tem gente com câncer indo pra rua”, diz Damasceno.

A greve ainda tem sido alvo de constantes ataques de políticos como Fábio Ostermann Deputado Estadual do Rio Grande do Sul pelo Partido Novo.

Além disso, o governador soltou circular interna determinando corte de ponto de professores em greve. Em nota oficial, o Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato), declarou ser ilegitma a ação de Leite:  “o STF já definiu, em julgamentos em 2006 e 2007, que a autorização do corte de ponto conforme a Lei Geral da Greve (7.783/89) não se estende aos casos em que houver atraso salarial”.

12 pensamentos sobre “Greve dos professores no Rio Grande do Sul esta se transformando na maior da história

  1. Pingback: Greve dos professores no Rio Grande do Sul esta se transformando na maior da história #2 – Ética e Educação

    • Sou do MS confesso que qdo vcs elegeram seu governador, achei que ele por ser jovem o considerei preparado , que ele faria história e inveja para os demais estados, porém , #decepcionada, nós do MS tivemos uma redução salarial de 32,55% inconstitucional, esperamos sermos VITORIOSOS no supremo, não percam a fé 🤗, continuem na luta, eu do MS abraço e faço minha sua luta #RSnaluta por uma educação de qualidade e valorização do educador .

      Curtir

  2. Bem, votaram na direita porque quiseram, agora estão finalmente vendo do que a direita é capaz. Retira direitos, precária o serviço público, acaba com a aposentadoria especial para professores, não aumentam salários, retira dinheiro de investimento da educação e por aí vai. Vamos botar o fora bozo é sua gangue nas ruas!! Fora com toda direita do poder. Deu saudades do PT? Então está na hora de gritar Lula, Lula.!!!

    Curtir

  3. O que este governador está fazendo com os professores vai ficar na estória do nosso estado uma desumana triste que estamos vivendo apoio à luta dos professores até o fim

    Curtir

  4. Já estava mais que na hora desse povo começar a valorizar a educação desse estado. Esses políticos roubam e jogam dinheiro fora e depois querem que o povo trabalhador pague a conta.
    Os professores mesmo os concursados do ensino fundamental não tem direito a hora atividade e quando ficam doentes precisam repor as horas aulas e aínda descontam vale refeição e transporte além do correspondente ao periodo. E não adianta reclamar pq reclamei e não devolveram o dinheiro mesmo com pedido oficial a crê.

    Curtir

  5. Vocês já ouviram dizer que os salários dos vereadores, deputados, senados, governadores, prefeitos, judiciário, foram parcelados? ou sofreram atrasos? Somente os vales alimentação, e o vale moradia daria para pagar muitos daqueles que são os responsáveis para fazer o papel dos pais, são orfãos do estado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s