Porto Alegre

Mobilização de Rodoviários contra demissão de 3.600 cobradores provoca Mega Congestionamento em Porto Alegre (Vídeo e fotos)

Nesta Segunda-feira, dia 09/12 esta marcada a votação da Lei Municipal que acaba com a Profissão de “Cobrador de ônibus” em Porto Alegre. (ATUALIZAÇÃO: A VOTAÇÃO FICOU PARA QUARTA-FEIRA).

A alegação para eliminar 3.600 postos de trabalho no transporte público é a “redução do aumento”, isto mesmo “redução do aumento” da passagem em 5 CENTAVOS, sim, 5 CENTAVOS. A passagem mais cara do Brasil vai subir de qualquer jeito. Mas se os vereadores de Porto Alegre votarem a favor da nefasta Lei do Prefeito, ela vai subir 5 CENTAVOS a menos.

É preciso que se diga no entanto, que “cobrador de ônibus” não é só cobrador. Ele é uma pessoa da tripulação do enorme veículo que leva dezenas de vidas a bordo, e com a ausência do auxiliar, vai significar risco de vida para passageiros, mais dificuldade de acesso de pessoas com deficiência, o fim das milhares de informações prestadas todos os dias pelos “cobradores” aos usuários, sobre destino, paradas, etc…

Dizem que vão substituir o “cobrador” pela bilhetagem eletrônica, que já existe a muito tempo aliás.

Não fosse só pela falta que fará a figura do “cobrador” auxiliar do motorista, estamos vivendo um período de desemprego e precarização do trabalho que só será aumentado por mais milhares 3.600 demitidos se os Vereadores confirmarem o que quer Marchezan: o tal “estado mínimo”.

O caso dos cobradores é exemplar do que significa o tal “Estado Mínimo” preconizado pelos neo liberais de todos os matizes: o trabalhador que ainda esteja empregado, tem o valor de sua passagem reduzido em 5 CENTAVOS, para que 3.600 trabalhadores que ganham em média R$ 2.000,00 por mês, sejam demitidos. Entendeu a a conta? Pois é.

Veja mais fotos e vídeos da Mobilização e caminhadas que sem de vários Pontos da Cidade e vão se encontrar na Câmara de Vereadores, onde o Projeto será votado hoje, a partir das 13 horas:

As fotos são do GRUPO RESISTÊNCIA:

Congestionamento provocado pela manifestação de Cobradores nos corredores de ônibus se transforma em mega congestionamento em toda a região central de Porto Alegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s