Porto Alegre

Porto Alegre tem oito surtos de coronavírus e dois em investigação

Prefeitura da Capital ainda não divulgou os locais onde se concentram os casos

A capital gaúcha tem oito locais com surto de coronavírus, além de dois em investigação. O número motivou uma reunião, na última segunda-feira (8), entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os hospitais localizados em Porto Alegre. Isso porque a maioria dos casos está concentrada em instituições de saúde, laboratórios e residenciais de longa permanência. A identificação desses locais, porém, não está sendo divulgada pela prefeitura.

Segundo o secretário-adjunto da SMS, Natan Katz, a equipe está estudando a melhor forma de comunicar à população os endereços com surto.

— Devemos colocar nos próximos boletins epidemiológicos a informação sobre os casos de surto. Mas garantimos que todos estão sendo manejados de forma homogênea — destaca.

Na reunião, Katz reiterou a necessidade de que as instituições notifiquem os casos suspeitos e confirmados à Vigilância em Saúde com “a maior brevidade possível”.

— Para que sejam tomadas as medidas sanitárias, além da orientação de testagem e demais procedimentos — defende.

Hoje, Porto Alegre enfrenta oito surtos ativos, dois em investigação e dois já encerrados.

— Mesmo sem a divulgação oficial pela prefeitura, as instituições devem informar suas equipes internas sobre os surtos. Isso é muito importante — observa.

Na última quinta-feira (4), o Hospital Santa Ana, na zona sul de Porto Alegre, confirmou que 25 profissionais foram diagnosticados com coronavírus após a realização de testes. O surto foi constatado pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Capital. Do total de casos confirmados, 24 profissionais estão em isolamento domiciliar e um está internado em outro hospital da Capital.

Comentário do Blogueiro: A matéria é da Zero Hora. Mas pelo conteúdo da matéria, estamos falando em Hospitais, Laboratórios e residenciais de longa permanência. O que não tá na matéria, mas precisa ser levantado, é se os EPIs -Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, fardamento e demais utensílios estão sendo fornecidos corretamente, por que estamos falando de trabalhadores da linha de frente no combate ao Corona Vírus, e não podemos perder muitos “soldados” na frente de combate, por que não há como substituí-los, por que simplesmente não há técnicos em número suficiente para uma pandemia destas e, nunca esquecendo, o Governo resolveu expulsar os médicos cubanos do Mais Médicos.

2 pensamentos sobre “Porto Alegre tem oito surtos de coronavírus e dois em investigação

  1. Pingback: Porto Alegre tem oito surtos de coronavírus e dois em investigação — Luíz Müller Blog | Gustavo Horta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s