SAÚDE

Por que Vacinas pro COVID-19 estão sendo testados no Brasil? Teriamos virado uma “Placa de Petri” gigante?

Segundo a ONU, o SUS – Sistema único de Saúde ERA referência mundial em qualidade e capacidade de atendimento universal. Desde a Saúde Básica até a mais sofisticada, tudo público.

Embora tenha nascido antes, foi nos governos do PT que recursos financeiros e de gestão aprimoraram o Sistema, ampliando o atendimento e ampliando o leque de laboratórios e pesquisas.

Tudo isto foi transformado por Bolsonaro e seus generais num reles campo de testes experimentais de vacinas em cobaias humanas.

Tem General falando que é um orgulho disponibilizar brasileiros para serem cobaias de vacinas, agora do Corona Virus. Poderia até ser, se ao invés de ficarmos de reféns das pesquisas de outras nações, o Brasil tivesse continuado a investir na ampliação do Sistema e na capacidade destes nossos laboratórios públicos produzirem eles mesmos as vacinas, como em muitos casos já fizeram.

Mas não. Tem gente indo pra TV dizendo se orgulhar de termos sido transformados numa “Placa de Petri” gigante.

E se tu não sabes o que é “Placa de Petri”, como eu também não sabia antes de ler este twitt da Gringa, lê a seguir e depois nos diz o que pensas a respeito nos comentários:

Uma placa de Petri, ou caixa Petri é um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de microorganismos. O nome foi dado a este instrumento de laboratório em honra do bacteriologista alemão Julius Richard Petri (18521921) que a inventou em 1877 quando trabalhava como assistente de Robert Koch. É constituído por duas partes: uma base e uma tampa.

Normalmente, para se usar em microbiologia, a placa é parcialmente cheia com um caldo líquido de ágar onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar, essa mistura depois de ser colocada na placa de Petri é fechada com a tampa e é levado para o autoclave a fim de desinfectar e assim retirar qualquer material biológico (principalmente fungos) da qual possa interferir nos resultados. Depois de o ágar solidificar, é aí colocada uma amostra contaminada pelo micróbio (alguns micróbios têm de ser colocados enquanto o ágar ainda se encontra quente).

As placas de Petri modernas podem vir dotadas de anéis que seguram a tampa à base, quando empilhadas, de forma a evitar deslizamentos.

Além deste uso (placa de ágar), é frequente utilizar a placa de Petri para observar a germinação das plantas e de grãos de pólen ou para observar o comportamento de pequenos animais, entre outros usos.

Um pensamento sobre “Por que Vacinas pro COVID-19 estão sendo testados no Brasil? Teriamos virado uma “Placa de Petri” gigante?

  1. Hoje viramos “placa de Petri”, campo de extermínio ou faixa de gaza se preferir, ou seja tudo que se assemelhe a “lugar de ninguém com responsabilidade”.
    A falta de políticas sociais novas e a destruição de tudo de pouco que se tinha nos tornaram quase o portal do inferno, com um pastor picareta de um lado da porta com um falso Messias do outro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s